como comprar dólar

Saiba como comprar dólar? E por que investir na moeda americana?

Você sabe como comprar dólar? Sabe as vantagens de adquirir a moeda como uma forma de investimento e os benefícios que uma conta no exterior traz para a sua empresa?

Se a resposta foi não, fique tranquilo: a gente vai te contar tudo neste post! A compra de dólar pode trazer muitas vantagens, tanto para empresas quanto para pessoas físicas, mas é importante saber aproveitar as oportunidades da melhor maneira possível.

Neste post você verá:

  • as diferenças entre dólar comercial e turismo;
  • vantagens da compra de dólar;
  • guia prático: como comprar dólar;
  • documentos para compra de dólar;
  • o melhor momento para comprar dólar;
  • qual o cenário atual do dólar americano;
  • e por fim, saberá se realmente vale a pena investir utilizando dólares.

 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

O dólar e a economia mundial

O dólar é a principal referencia monetária mundial, mas nem sempre esse cenário foi tão favorável aos americanos. Antes da segunda grande guerra os Estados Unidos eram devedores do comércio internacional e não estavam com tanta credibilidade no mercado. O fato é que após a Segunda Guerra, quando os americanos começaram a ganhar mais autoridade frente ao mundo todo, auxiliando na reconstrução de um mundo pós guerra, em especial uma Europa fragilizada, os Estados Unidos conseguiram fortes aliados e adotou uma postura mais dominante.

Atualmente, a economia americana é uma poderosa líder mundial, seja no âmbito financeiro, politico e também com relação a inovação e tecnologia. O comércio se mantém em frequente expansão e a sociedade se adapta as instabilidades da moeda americana, assim como seus períodos de grande valorização.

O que é Dólar Turismo e Comercial e quais as diferenças?

Antes de descobrir como comprar dólar ou pensar em investir na moeda, é preciso que você tenha em mente as diferenças entre os dois tipos de dólar disponíveis dentro do mercado cambial: o Dólar Comercial e o Dólar Turismo.

Então vamos entender o que é cada um deles e suas diferenças antes de conversarmos sobre a parte prática do processo de compra e investimento em dólar. Confira a seguir:

 

Dólar comercial

O dólar comercial tem um valor que serve como base para definir as taxas do mercado, sendo que a moeda é utilizada no pagamento ou recebimento de recursos das operações de  importação e exportação de bens e serviços do Brasil com o mundo. Essa transação é conhecida como câmbio comercial.

Ele é definido com base na média de todas as operações realizadas no Brasil e tem uma cotação variável ao longo do dia, sendo que quando o mercado encerra suas atividades, um valor fixo é calculado e se mantém sem alterações até o dia seguinte começar.

Isso porque a taxa de conversão do dólar é baseada na oferta e procura da moeda no mercado internacional e o Banco Central precisa intervir para manter a estabilidade e determinar um valor que seja viável para a balança comercial brasileira.

 

Dólar turismo

Já o Dólar Turismo é a moeda física que é negociada nas casas de câmbio e pode ser utilizada em transações de débito e crédito no exterior, emissão de passagens aéreas e serviços comuns para pessoas que costumam viajar para países estrangeiros.

Nesses casos, o câmbio varia de acordo com a natureza das operações, se é para uma pessoa física ou jurídica.

Por isso, o valor do câmbio que você está acostumado a ver por aí – aquele divulgado nos sites, na imprensa e nas casas de câmbio – sempre se refere ao Dólar Turismo, normalmente utilizado em viagens internacionais.

Agora conseguimos enxergar melhor a diferença entre eles, certo? Confira as principais:

  • O dólar comercial pode ser negociado somente entre empresas e instituições financeiras, enquanto o dólar turismo pode ser adquirido por pessoas físicas;
  • O dólar turismo é mais caro que o dólar comercial, pois incorpora alguns custos, como impostos, importação do papel moeda, custos administrativos, custos logísticos e outros. Fique atento ao VET (Valor Efetivo Total) ao fazer a troca em uma casa de câmbio
  • A cotação do dólar turismo é influenciada por fatores como taxa de juros, movimentação da moeda por turistas e também pela oferta e procura. Já o dólar comercial é cotado de acordo com um cenário mais amplo, considerando o mercado de câmbio exterior e do Brasil. 

 

Quais são as vantagens de comprar dólar como investimento?

Entre as principais vantagens da compra de dólar estão:

  • Proteção para gastos futuros;
  • Versatilidade de investimento;
  • Facilidade no comércio exterior.

Entenda melhor abaixo.

É uma maneira de se proteger para os gastos futuros

Seja porque você tem uma empresa e seus fornecedores são internacionais ou porque você quer fazer uma viagem ao exterior no futuro, comprar dólar é uma forma de se prevenir para o futuro, quando tiver de fazer negociações em outra moeda.

Comprando o dólar que você vai utilizar no futuro, você fica protegido das oscilações que a moeda vai ter no futuro, pois trata-se de uma moeda mais estável do que o Real.

Existem várias formas de investir em dólar

Outra vantagem de saber como comprar dólar é que você não precisa necessariamente comprar a moeda em si para investir nela.

Existem os ETFs (Exchange Traded Funds) e BDRs (Brazilian Depositary Receipt), que são o que chamamos de investimentos offshore. Neste tipo de aplicação, você compra títulos que vão investir em dólar e empresas estrangeiras.

Também existem os minicontratos de dólar, uma modalidade de dólar futuro, onde é possível negociar valores menores, mas são mais arriscados por conta da oscilação da moeda.

Facilita o comércio com empresas do exterior

Se você tem uma empresa que faz negócios com outras empresas no exterior, seja fornecendo ou importando matéria prima, ter conta em um país estrangeiro e ter uma reserva em dólar é muito importante para que você consiga mais contratos no futuro.

Uma empresa que queira se inserir no mercado internacional precisa fazer isso, pois assim consegue destacar a marca e abrir portas para negociar com companhias do mundo inteiro.

 

Como comprar dólar [GUIA PRÁTICO]

Entendemos a diferença entre os tipos de moeda, as vantagens do investimento e agora só falta descobrir como comprar dólar na prática, não é mesmo?

Bom, existem diversas opções na hora de comprar dólar. Você pode comprar a moeda em espécie, comprar no débito ou crédito e ainda através de empresas de agenciamento de câmbio, como é o caso da Abrão Filho.

Confira a seguir quais são e como funcionam as principais maneiras de comprar dólar:

Moeda em espécie

A primeira opção é comprar o dólar físico, ou seja, a moeda em espécie. Você pode fazer isso em aeroportos, agências bancárias e casas de câmbio.

Quando você compra dólar nesses estabelecimentos, a moeda já vem acrescida de diversos gastos, ou seja, no seu preço está embutido os custos do estabelecimento e da operação cambial.

Como todos esses gastos são embutidos no dólar físico, isso faz com que não seja uma opção muito interessante para comprar a moeda já que, além disso, é cobrado o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), que corresponde a 1,1%.

Vale a pena converter o dólar em real e calcular todas as despesas para avaliar se a troca pela moeda em espécie realmente compensa.

Cartão de crédito e débito

Também é possível comprar o dólar através do cartão de crédito ou de débito, dessa forma, você não precisa ter uma quantia muito grande em outra conta no exterior.

Entretanto, o lado negativo é o que o IOF, nesse caso, é muito mais alto do que ao adquirir o dólar físico nas casas de câmbio e agências bancárias.

Nesse tipo de operação, o IOF que incide sobre o valor comprado é de 6,38% em cima da compra realizada na moeda estrangeira.

Empresas de Agenciamento de Câmbio

A terceira opção é utilizar empresas de agenciamento de câmbio, como a Abrão Filho. Aqui, nós somos especialistas em câmbio estratégico e contamos com uma equipe que tem todo o conhecimento técnico necessário para te fazer contratos de dólar.

Nós temos o know-how para fazer contratações cambiais e ações inovadoras, que vão colocar você e a sua empresa no século XXI e muito mais conectado com outras empresas no mundo. Seja um Executivo de Câmbio associado ao Abrão Filho, confira nossos benefícios!

Mas se você quer adquirir dólares por questões comerciais com a sua empresa, então buscar por contratos de dólar com empresas como a Abrão Filho é a melhor opção.

Quais os documentos para comprar dólar?

Os documentos necessários para a compra de dólar são: CPF ou CNH, cópia do RG e do comprovante de residência. Além disso, para transações acima de R$ 10 mil, o comprovante de renda também deve ser apresentado.

Não se esqueça de que antes mesmo de se preocupar com os documentos necessários para comprar dólar, busque por uma instituição autorizada pelo Banco Central para realizar operações de cunho cambial. A Abrão Filho é uma correspondente cambial autorizada e especializada em operações de câmbio e processos de compra e venda de dólar.

Qual o melhor momento para comprar dólar?

Os momentos ideais para comprar dólar são os períodos de baixa da cotação, como estamos vivendo atualmente. Mesmo assim, economistas aconselham a compra segmentada, ou seja, comprar a moeda americana aos poucos, ficando sempre atento as oscilações da moeda divulgados em sites e veículos de comunicação.

Ainda assim, é preciso ter um bom planejamento para o dinheiro. Vai viajar, comprar uma casa ou quer começar a investir em dólar? Se planeje sempre, afinal a economia americana e a mundial estão sempre em constantes mudanças, o que dificulta a certeza sobre como comprar dólar com segurança. Neste ponto, você pode estudar as cotações do dólar e as movimentações do mercado internacional na moeda, desta forma quem sabe conseguirá estabelecer uma tendência e uni-la as suas atualizações diárias.

 

Conheça aqui a ferramenta de cotação de câmbio da Abrão e acompanhe seus números históricos:

FERRAMENTA DE CÂMBIO ABRÃO FILHO

 

Afinal, investir em dólar vale a pena?

Segundo especialistas é o momento ideal para quem quer investir na compra de dólares para viagens e outros investimentos de curto prazo, mas a atenção deve estar sempre em evidencia. O dólar em queda representa um cenário propicio para compras e negociações, mas uma alta pode se aproximar para a correção da queda histórica.

Se a sua intenção não é aproveitar para viajar, talvez deva aumentar a atenção com relação aos seus investimentos, principalmente em ano de eleições, quando a volatilidade do período representa sérios riscos para o real e suas aplicações.

Conclusão

Como vimos ao longo deste conteúdo, existem dois tipos de dólar: o dólar turismo e comercial. Se você está querendo comprar dólar para uma viagem para o exterior, então o dólar turismo é mais interessante para você.

Vale lembrar: o dólar turismo é mais caro, pois costuma ser vendido em menores quantidades e também já embute despesas complementares em seu preço, como impostos, taxa cambial e taxa administrativa da casa de câmbio.

Além disso, investir em dólar também traz muitas vantagens, como a segurança e economia para gastos futuros, assim como a variedade de aplicações disponíveis nesta moeda para os investidores. 

O investimento em dólar também traz a oportunidade de crescimento para quem tem o seu próprio negócio. A partir do momento em que sua empresa ganha visibilidade no mercado, muitos horizontes se abrem por aí.  

Pensando nisso, se você quer o dólar para questões comerciais com a sua empresa, essas são apenas algumas das muitas vantagens que você pode conquistar. 

Isso porque, ao começar a negociar em dólar, você vai abrir as portas para sua empresa começar a fazer negócios com companhias do mundo inteiro. Nestes casos, contar com o apoio de uma empresa especializada como a Abrão Filho é a melhor opção. Assim, você garante transações internacionais muito mais seguras e tranquilas, evitando qualquer tipo de problema financeiro ou burocrático.

E aí? Gostou do texto? Esperamos que o conteúdo tenha esclarecido algumas dúvidas sobre como comprar dólar e trazido informações importantes sobre o processo. 

Quer saber mais sobre as soluções que a Abrão Filho tem para oferecer para você e sua empresa?

Entre em contato e solicite uma consultoria exclusiva!

logo Abrão Filho
Remessa Online

Quanto mais você envia, menos você paga!

US$ £ A$ C$ NZ$

Tarifa de contrato de câmbio ISENTO

Tarifa de ordem de pagamento (swift) ISENTO

Cotação câmbio:

IOF:

Você também pode gostar:

A primeira startup e maior fintech de câmbio do Brasil

#GOGLOBAL