Cotação do Dólar hoje

Compra

Venda

Min (dia)

Máx (dia)

Data da cotação:

Quer obter com exclusividade as principais cotações de câmbio e planejar suas operações com mais tranquilidade?

Assine nossa newsletter e receba ofertas, produtos e notícias nacionais e internacionais em primeira mão.

O que é cotação do câmbio?

A cotação do câmbio é o preço da moeda de um país em relação à moeda de outro país. Por exemplo, se a cotação do dólar americano em relação ao real brasileiro for de 5,50, significa que um dólar vale 5,50 reais. 

 

Essa cotação é influenciada por diversos fatores, como a oferta e demanda das moedas, a situação política e econômica dos países envolvidos, as políticas monetárias adotadas pelos bancos centrais, entre outros. 

 

A cotação do câmbio é importante para quem realiza transações comerciais ou financeiras internacionais, pois afeta o valor dos produtos, serviços e investimentos em moeda estrangeira.

Como é definida a cotação do câmbio?

O que define a cotação do câmbio é a lei de oferta e demanda, que oscila com frequência ao longo do dia, por isso as moedas podem chegar a preços variados no decorrer de um único dia.

 

Ou seja, a quantidade de pessoas que compram ou vendem dólares, reais, euros, libras e etc, determina se o valor da moeda sobe ou desce.

"Mas o que influencia essa oferta e demanda?"

O principal fator de influência sobre a lei da oferta e demanda para a cotação do câmbio é a balança comercial do país, que pesa o volume de exportações e importações nacionais.

 

Vamos pensar o seguinte: quando as exportações estão melhores que as importações, o país vende mais, portanto recebe moedas estrangeiras como pagamento. Com muita moeda disponível, o preço cai.

 

Já no caso das importações, o país paga com a moeda que possui, por exemplo o dólar. Com mais moedas saindo do país, seu preço fica maior.

 

Além da balança comercial, a taxa de juros também influencia na oferta e demanda. Taxas altas são ótimas para quem investe, mas nem um pouco favorável para quem financia ou possui dívidas. O fato é que com isso os investidores estrangeiros veem uma excelente oportunidade em períodos assim, o que aumenta a entrada de dólares no país.

Qual a importância da cotação de câmbio?

A cotação age de forma a comparar preços e ampliar a visão das aplicações e valores dentro de um período específico, ou seja, entregar a você uma média dos ativos do mercado atual, analisando a valorização do mesmo e o comportamento de compra de outras pessoas. 

 

Um exemplo disso é a cotação do dólar ou do euro. Com essa cotação em mãos, você consegue analisar os valores do mercado e encontrar o ativo com as melhores condições para negociar, levando em consideração as movimentações anteriores e os padrões pré estabelecidos para o momento atual.

 

Aqui estão alguns motivos pontuais para a importância da cotação do câmbio:

 

  • Comércio internacional: A cotação do câmbio afeta o preço das mercadorias e serviços negociados entre países. Uma cotação desfavorável pode tornar as exportações mais caras e menos competitivas no mercado internacional, enquanto uma cotação favorável pode torná-las mais atraentes.

 
  • Investimentos internacionais: A cotação do câmbio também afeta o valor dos investimentos em moeda estrangeira, como ações e títulos, por exemplo. Uma cotação favorável pode aumentar o valor desses investimentos, enquanto uma cotação desfavorável pode diminuí-los.

 
  • Turismo: A cotação do câmbio também é importante para quem viaja para o exterior, pois afeta o valor da moeda local em relação à moeda do país de destino. Uma cotação desfavorável pode tornar a viagem mais cara, enquanto uma cotação favorável pode torná-la mais acessível.

 
  • Política monetária: A cotação do câmbio também é importante para os bancos centrais, pois pode afetar a inflação e o crescimento econômico do país. Por exemplo, uma cotação desfavorável pode aumentar os preços dos produtos importados e, consequentemente, a inflação.

 
  • Estabilidade financeira: A cotação do câmbio também é importante para a estabilidade financeira dos países, pois flutuações excessivas podem causar instabilidade e afetar a economia como um todo. Por isso, muitos países monitoram e intervêm no mercado de câmbio para manter a estabilidade da sua moeda.

Câmbio Comercial e Câmbio turismo

O câmbio comercial é a cotação utilizada para transações de importação e exportação de bens e serviços entre empresas. Ele é definido pelo mercado de câmbio e pode variar de acordo com a oferta e demanda de moedas no mercado.

Já o câmbio turismo é a cotação utilizada para transações de compra e venda de moedas estrangeiras para fins de turismo, como aquisição de passagens, hospedagem, alimentação e compras em geral no exterior. 

 

Essa cotação é definida pelas casas de câmbio e bancos autorizados pelo Banco Central do país, e pode ser diferente do câmbio comercial, pois essas instituições acrescentam uma margem de lucro ao valor da moeda estrangeira para compensar os custos operacionais e riscos envolvidos na operação.

 

Em geral, o câmbio turismo tende a ser mais alto que o câmbio comercial, já que as casas de câmbio e bancos precisam cobrir os seus custos e obter lucro com a venda de moedas estrangeiras para os turistas. Por isso, é importante comparar as cotações de diferentes instituições financeiras antes de realizar uma transação de câmbio turismo para obter a melhor taxa de câmbio possível.

Como posso acompanhar a cotação do câmbio?

 

Se você deseja acompanhar cotações de câmbio mais específicas, como do dólar, te indicamos um conteúdo exclusivo e personalizado para a moeda estrangeira da sua escolha. Clique no botão abaixo e acompanhe as cotações da moeda americana.

Histórico cotação dólar

O histórico de cotação do dólar é bastante extenso e varia de acordo com o período e contexto econômico de cada país. Aqui estão alguns dos principais eventos que afetaram a cotação do dólar nos últimos anos:

 

  • Em 2008, a crise financeira global levou a uma alta no valor do dólar em relação a outras moedas, devido à sua posição como moeda de reserva global.

  • Em 2011, a dívida pública dos Estados Unidos atingiu um nível recorde, o que gerou incertezas em relação à economia americana e fez com que o valor do dólar caísse em relação a outras moedas.

  • Em 2014, o Banco Central dos Estados Unidos anunciou o fim do seu programa de flexibilização quantitativa, o que fez com que o valor do dólar subisse em relação a outras moedas.

  • Em 2016, a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos gerou incertezas sobre suas políticas econômicas, o que fez com que o valor do dólar caísse em relação a outras moedas.

  • Em 2020, a pandemia de COVID-19 causou uma queda significativa na economia global, o que levou a uma alta no valor do dólar em relação a outras moedas devido à sua posição como moeda de reserva global e refúgio seguro.

 

É importante notar que esses são apenas alguns exemplos de eventos que afetaram a cotação do dólar, e que a cotação pode ser influenciada por uma ampla gama de fatores, incluindo a situação política e econômica de cada país e a política monetária dos seus bancos centrais.

Principais moedas estrangeiras

Compra ou venda de dólar e outras moedas: Quais são as taxas?

As taxas para compra ou venda de dólar e outras moedas podem variar de acordo com a instituição financeira ou casa de câmbio que você escolher. Em geral, existem duas taxas envolvidas em uma transação de câmbio:

 

  • Taxa de câmbio: é o preço da moeda estrangeira em relação à moeda local. Essa taxa pode ser fixa ou flutuante, dependendo da política da instituição financeira ou casa de câmbio. A taxa de câmbio pode ser influenciada por fatores como a oferta e a demanda de moedas no mercado, a situação política e econômica dos países envolvidos na transação e as políticas monetárias dos seus bancos centrais.

 

  • Spread cambial: é a diferença entre a taxa de compra e a taxa de venda da moeda estrangeira. Essa diferença é cobrada pela instituição financeira ou casa de câmbio para cobrir seus custos operacionais e obter lucro com a transação. O spread cambial pode variar de acordo com a instituição financeira ou casa de câmbio, e pode ser negociável em alguns casos.

 

Além disso, é importante lembrar que em algumas transações de câmbio, como compras de moeda estrangeira com cartão de crédito ou saques em caixas eletrônicos no exterior, podem ser cobradas outras taxas, como tarifas de transação, impostos e comissões. 

 

Por isso, é importante consultar as condições e taxas de cada instituição financeira ou casa de câmbio antes de realizar uma transação de câmbio.

Como garantir a melhor cotação ao realizar sua operação?

Para garantir a melhor cotação ao realizar uma operação de câmbio, é importante fazer uma pesquisa das taxas de câmbio em diferentes instituições financeiras, uma vez que essas taxas podem variar de acordo com o valor da transação, o tipo de moeda, o horário e o local da transação.

 

Além disso, é possível negociar o spread cambial, que é a diferença entre a taxa de compra e a taxa de venda da moeda estrangeira. Em algumas instituições financeiras ou casas de câmbio, é possível negociar um spread mais baixo para obter uma melhor cotação.

 

Outra dica importante é acompanhar a cotação da moeda. As taxas de câmbio flutuam constantemente, portanto é recomendável acompanhar a cotação da moeda para identificar os melhores momentos para realizar a transação de câmbio.

 

Por fim, é importante lembrar que em algumas transações de câmbio, como compras de moeda estrangeira com cartão de crédito ou saques em caixas eletrônicos no exterior, podem ser cobradas outras taxas, como tarifas de transação, impostos e comissões. Por isso, é importante consultar as condições e taxas de cada instituição financeira ou casa de câmbio antes de realizar uma transação de câmbio.

Comprar ou vender dólar e outras moedas: Qual a melhor forma?

Comprar ou vender dólar e outras moedas é uma prática comum em diversos países, seja para viagens internacionais, investimentos ou negociações comerciais. No entanto, para obter a melhor cotação e evitar custos desnecessários, é importante conhecer as formas de realizar essa transação de câmbio de maneira eficiente. 


Neste sentido, existem diversas opções disponíveis, como casas de câmbio, instituições financeiras, cartões de crédito e plataformas online. Cada uma dessas opções possui suas vantagens e desvantagens, por isso é importante analisar cuidadosamente as alternativas disponíveis antes de realizar a transação.

Dinheiro em espécie

O dinheiro em espécie não necessariamente é a melhor opção. Dinheiro em espécie pode ter suas vantagens e desvantagens na compra ou venda de moedas estrangeiras. Por um lado, o dinheiro em espécie pode ser uma opção conveniente e fácil de utilizar, especialmente em situações em que não é possível utilizar cartões de crédito ou débito. Além disso, ao negociar com dinheiro em espécie é possível evitar possíveis taxas de transação que podem ser cobradas por algumas instituições financeiras.


Por outro lado, a compra ou venda de dinheiro em espécie pode ter alguns riscos associados, como roubo ou perda. Além disso, a cotação para compra ou venda de dinheiro em espécie pode ser diferente daquela praticada para outras formas de transação de câmbio, como cartões de crédito ou transferências bancárias. Além disso, o transporte de grandes quantidades de dinheiro em espécie pode ser proibido em alguns países.

Remessa Online Internacional

A Remessa Online Internacional pode ser uma opção vantajosa para a compra ou venda de moedas estrangeiras, especialmente para transações de valores elevados. Essa plataforma permite enviar e receber dinheiro de forma rápida e segura para diversos países do mundo, com taxas de câmbio competitivas e menores custos em relação a outras opções de transação de câmbio.


Além disso, a Remessa Online Internacional oferece diversas formas de pagamento, como transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário, tornando o processo de compra ou venda de moedas estrangeiras mais flexível e acessível. A plataforma também oferece serviços de suporte e atendimento ao cliente em diversos idiomas, para auxiliar os usuários em caso de dúvidas ou problemas.


No entanto, é importante ressaltar que a Remessa Online Internacional pode não ser a melhor opção para todas as transações de câmbio, especialmente para valores menores. Em alguns casos, outras opções, como casas de câmbio ou cartões de crédito, podem oferecer taxas mais vantajosas para transações menores.


Aproveite para conhecer a plataforma de Remessa Online da Abrão Filho!

Conta Internacional Pessoal

Uma conta internacional pessoal pode ser uma boa opção para quem realiza frequentes transações em moedas estrangeiras, seja para investimentos, viagens ou negócios internacionais. Com essa conta, é possível receber e enviar dinheiro em diversas moedas estrangeiras de forma mais rápida e segura, além de poder gerenciar as finanças em uma única plataforma.


Através da conta internacional pessoal, é possível realizar transferências bancárias internacionais com taxas mais competitivas em relação a outras opções de transação de câmbio, como casas de câmbio ou cartões de crédito. 


Além disso, essa opção pode ser interessante para quem recebe pagamentos de clientes internacionais ou tem despesas recorrentes em moedas estrangeiras, evitando custos com taxas de conversão e tarifas bancárias.


Para isso a Abrão Filho tem a opção ideal para você. Conheça agora mesmo a conta internacional Abrão Filho!

Curiosidades

Mais de US$ 10 trilhões das reservas internacionais estão em dólar. Somente 25% são mantidas em euro.

O dólar dos Estados Unidos é a moeda mais negociada no mundo – quase 90% das transações internacionais são feitas em dólar.