Receba conteúdos exclusivos de câmbio.

Simulador de IOF

Quer receber todos os dias as notícias e fatos econômicos mais importantes no Brasil e no mundo?

Faça parte do nosso grupo exclusivo e receba logo pela manhã as principais notícias do mercado cambial e financeiro.

O que é IOF?

IOF ou Imposto sobre Operações Financeiras é um imposto federal que deve ser pago por pessoas físicas e jurídicas diante de operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários. 

Sua aplicação funciona como forma de regulação da economia nacional, cumprindo um papel de grande volume nas arrecadações governamentais.

De modo geral, o IOF pode ser contabilizado em diversas situações financeiras, dentro e fora do país, seja no caso de empréstimos, compra de dólares para viagens, investimentos, transações internacionais e tantas outras, com uma taxa variável para cada tipo de operação e valores.

Como funciona o IOF?

Assim como estipulado pelo Governo Federal, o IOF varia entre as operações realizadas e por conta disso, o seu funcionamento também toma como base essas operações. 

Além disso, é importante destacar que as alíquotas do imposto tem lançamento diário, principalmente por conta de sua variação, porém o recolhimento é feito mensalmente.

Como calcular o valor do IOF?

O cálculo do IOF pode ser definido de forma resumida em:

Valor da operação X Taxa do IOF e por fim chegamos ao valor do imposto pago.

Mas fica tranquilo que você não precisa calcular tudo isso manualmente, já que disponibilizamos nossa ferramenta de IOF para que você consiga esse resultado de forma rápida e eficiente.

Diferença entre IOF e taxa de juros

Muita gente acaba confundindo o IOF com as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras, por conta de sua incidência em diversos tipos de dívida, mas precisamos lembrar que são coisas diferentes.

Diferentemente das taxas de juros, o IOF não é cobrado pela instituição financeira e sim pelo Governo Federal, ou seja, não pode ser negociado.

IOF nas operações de câmbio

Em operações que envolvam moedas estrangeiras, existe a cobrança máxima de 25% de IOF, a depender de cada operação realizada.

No caso de envio de dinheiro do exterior para o Brasil, o valor do IOF cobrado é de 0,38%. Já no caminho contrário, dois tipos de cobranças podem ocorrer, 1,1% para contas de mesma titularidade e 0,38% para contas de outras pessoas.

Em compras de moedas estrangeiras, a alíquota é de 1,1% sobre o valor da operação.

Principais moedas estrangeiras

Clique nas nomenclaturas abaixo e conheça o histórico, cotação e as principais informações das moedas estrangeiras em circulação no cenário mundial.

Últimos posts publicados