Já pensou em garantir uma especialização ou ensino de qualidade em uma das instituições de ensino mais renomadas do mundo? Para garantir esta oportunidade valiosa é preciso aprender de verdade como estudar fora do Brasil, de forma segura e até mesmo estratégica, aproveitando todos os anos de aprendizado adquiridos.
Analisando o setor notamos que o número de estudantes dos mais variados níveis, que mergulham de cabeça em novas culturas por todo o mundo, buscando aprimorar conhecimentos e adquirir novas experiências, sobe a cada ano.
De acordo com a pesquisa Selo Belta 2020, o setor de intercâmbio movimentou em 2019 cerca de US$ 1,3 milhões de dólares americanos.
Ainda segundo o estudo, 64% dos entrevistados viajaram em 2019 para estudar no exterior e dos 498 estudantes que ainda sustentam os planos, 33% continuam com a intenção, mesmo após a pandemia.
O setor realmente aqueceu e com isso, muitas pessoas como você passaram a se preocupar em como estudar fora do Brasil de forma segura. Neste artigo, vamos te ajudar a estruturar o seu plano de intercâmbio, explorando pontos de atenção que podem garantir o sucesso da viagem.
Como funciona um intercâmbio?
Um intercâmbio consiste em migrar do seu país de origem para estudar em outro, uma verdadeira experiência de vida e uma oportunidade rica de aprender sobre novas culturas, com pessoas dos mais variados locais do mundo.
Ao contrário do que se pensa, o intercâmbio não se restringe a idade, tendo diversas oportunidades para variados momentos da vida e com a possibilidade de aprendizado e transformação intensa em qualquer que seja o seu caso.
Existem diversas opções de intercâmbio e cada um é voltado para uma necessidade. Os mais conhecidos:
- intercâmbio de idiomas: para quem quer se jogar de cabeça no aprendizado nativo de um idioma específico;
- intercâmbio executivo personalizado: voltado para empresários e profissionais que precisam de um nível de aprendizado mais corporativo;
- voluntário: que agrega o ensino e também serviços de assistência em áreas como saúde, segurança, educação e serviço social.
Tipos de estudo
Já destacamos alguns tipos de intercâmbio que são os mais comuns entre os viajantes, mas se você está em busca de se especializar ou concluir seus estudos médios em uma das instituições de ensino mais renomadas do mundo, aqui vão algumas categorias que são frequentemente procuradas.
Ensino Básico
Muitas famílias brasileiras procuram por instituições de ensino que possam agregar uma excelente experiência e uma bagagem de conhecimento valiosa para seus filhos, por isso a busca pelo intercâmbio de ensino básico também se destaca.
Entre os melhores países para cursar o High School (Ensino Médio) estão, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra e Espanha.
Graduação
O cobiçado diploma do exterior é um dos sonhos de muitos jovens e não há como negar o peso que uma instituição como Harvard, por exemplo, tem em sua carreira e nas experiências adquiridas ao longo do caminho.
Muitos jovens buscam por universidades portuguesas, por exemplo, principalmente por conta da abertura que o país disponibiliza aos brasileiros. Além disso, instituições como a Universidade de Coimbra, possui uma invejável qualidade de ensino quando o assunto é graduação e especializações.
Pós graduação, MBA e demais especialidades
Não há como negar, quem já sabe como estudar fora do Brasil e aproveitar as diversas oportunidades que o período de ensino oferece, não consegue deixar de pensar em uma boa especialização no exterior.
Algumas das vantagens dessa decisão, é aprender com grandes referências mundiais, incluindo ganhadores de prêmios Nobel. Além disso, não é nada mal aproveitar a estrutura de ponta que muitos países oferecem, um verdadeiro investimento nos estudantes e futuros profissionais de valor no mercado.
É claro que, seja nos casos de MBA, graduação ou High School, há necessidade de comprovação de proficiência no idioma local, em sua grande maioria o inglês. Por isso, independente de qual seja o seu nível de intercâmbio, os certificados de comprovação são indispensáveis.
Entre os mais solicitados estão: IELTS e o TOEFL e os exames da Cambridge, em alguns casos.
Como estudar fora do Brasil com bolsa?
Ao contrário do que muita gente pensa, estudar no exterior pode ser uma realidade, mesmo se o investimento não for tão grande. Por isso aqui vai a indicação de programas de estudo e instituições para quem quer saber como estudar fora do Brasil com bolsa.
Ensino Médio
Graduação
- University College London
- Universidade de Tel Aviv
- Grace Hooper Celebration
- Monash University
- Erasmus Mundus
MBA e especializações
- Schwarzman Scholars
- Harvard
- Cambridge
- Universidade Paris-Saclay
- University of the Arts London
- Chevening
Como estudar fora do Brasil: passo a passo
Agora que você já tem toda a teoria na mente, é a hora de colocar as coisas em prática. Abaixo listamos 7 passos essenciais para organizar o seu intercâmbio e aprender de acordo com as experiências, como estudar fora do Brasil. Vamos lá!
-
Defina qual será o seu plano
O que você deseja estudar ou vivenciar fora do Brasil? Existem diversas opções, mas é o seu objetivo final que vai definir a sua escolha. Todos os projetos são válidos, mas entender o que você quer fazer é fundamental para dar sequência ao plano.
Alguns exemplos de cursos e experiências são: intercâmbio acadêmico, especialização, pós graduação, turismo, nomadismo digital, cursos de curta duração ou idiomas.
-
Pontos acadêmicos fortes e fracos
Esse é um ponto que muitas pessoas deixam passar ou não dão a devida preocupação, mas é aqui que os sonhos começam a se tornar ainda mais reais, começando por nutrir expectativas viáveis. O seu perfil acadêmico e profissional define a complexidade e os resultados das escolhas feitas.
Uma auto análise e uma avaliação de desempenho acadêmico podem ajudar nesse sentido. Pense não só sobre você como pessoa, mas no profissional e estudante que você gostaria de ser com essas novas experiências. Adeque esses resultados a sua realidade.
Converse com professores e ou mentores que também possam te avaliar. Com essas informações suas escolhas serão mais eficazes.
-
Qual idioma vai desenvolver?
O idioma é uma barreira para muita gente, mas é um dos pontos mais importantes quando você busca saber como estudar fora, principalmente se o seu objetivo é realizar um intercâmbio mais prolongado.
Concentre-se em idiomas que sejam familiares para você, afinal os exames de proficiência são uma fase importante do processo. Nada de se aventurar sozinho em terras desconhecidas, sem nem ao menos saber se comunicar. Esse é um risco desnecessário com a devida preparação.
-
Defina as instituições de ensino
Escolha a instituição de ensino que mais se aproxima das metas do seu plano de estudos, seja pela grade de aprendizado, o corpo docente, pela qualidade de ensino ou até mesmo pela autoridade no seu mercado de interesse. Pesquise bastante e faça comparações sempre.
-
Processo de candidatura
Depois de preencher todos os requisitos que listamos acima, é hora de dar início a candidatura. Organize a lista de documentos necessários, traduza, se prepare para os exames de aptidão, separe suas cartas de recomendação, preencha os formulários exigidos e cruze os dedos. Agora é só aguardar as devolutivas.
-
Câmbio de moeda estrangeira
Tudo pronto, aprovações na mão. Chegou a hora de se preparar para a viagem. Antes mesmo de começar a fazer as malas, você deve realizar o processo de câmbio do seu dinheiro, ou seja, converter dólar e separar aquela reserva para emergências.
Acredite, boa parte das pessoas não se preocupa com esse tipo de situação, por isso acabam recorrendo a casas de câmbio e conversão com taxas altas e processos burocráticos. Com certeza essa é a última coisa que você espera nessa reta final, certo?
Para se prevenir o ideal é buscar por um correspondente cambial experiente e competente, para cuidar da sua abertura de conta, garantindo um recebimento e envio de dinheiro do exterior muito mais seguro.
Independente do seu destino, as conversões são realizadas com agilidade e as transações são protegidas em todos os momentos.
Conclusão
Gostou do artigo? Centenas de jovens deixam o Brasil para estudar no exterior, e se você planeja fazer parte deste volume de estudantes e viajantes, é melhor se preparar com cuidado.
Precisando de uma forcinha na hora de organizar sua vida financeira antes de viajar? Não tem ideia de como conseguir realizar suas transações internacionais e receber remessas do Brasil, sem precisar desembolsar altas taxas e impostos?
Podemos te ajudar. Entre em contato com nosso time comercial, faça a sua cotação sem compromisso e feche uma parceria com a maior fintech de câmbio do país.