Acesse sua conta:   Cliente Final   |   Parceiro Comercial
Moedas Estrangeiras Movimentados em 2023
+ 0 bi
Contratos de Câmbio em 2023
+ 0 mil
Criadora do Mercado de Banking e Câmbio
+ 0 anos

Como importar da China com segurança?

como importar da China

A China é o principal parceiro comercial do Brasil, desde 2000, durante o Boom das Commodities ou Superciclo das Commodities – período de forte alta dos preços de grande quantidade de matérias primas – e muito por conta disso, a procura por “como importar da China” assume a liderança nos mecanismos de busca.

Roupas, brinquedos, ferramentas, além de produtos agropecuários são importados com frequência por empresas dos mais diversos níveis, uma reação direta ao baixo custo das mercadorias no varejo, tornando a relação comercial ainda mais interessante.

Neste artigo vamos falar sobre as relações de comércio exterior entre Brasil e China e, ainda, te mostrar a melhor maneira de importar produtos da China para a sua empresa, com os melhores preços e fornecedores. Vamos lá?

Afinal, os produtos chineses são de qualidade?

A frase “made in China” te deixa inseguro? 

Essa é uma reação muito comum, pois os produtos falsificados e de baixa qualidade são frequentemente comercializados no Brasil, mas o ponto é que nem tudo que vem da China é de qualidade inferior, os bons produtos existem e estão disponíveis para comercialização, mas têm seu preço.

Quanto melhor a qualidade do produto, mais alto será o seu valor, uma realidade comum em qualquer canto do mundo. O fato é que os importadores acabam recorrendo aos produtos mais baratos, que possibilitam uma margem de lucro maior.

 

Quanto tempo leva a entrega destes produtos?

O tempo de entrega da mercadoria pode ser bem variado, dependendo do tipo de transporte utilizado, da agilidade do processo de produção e envio e, também, do período de espera da liberação da carga pelas autoridades alfandegárias.

No caso do transporte aéreo, por exemplo, o processo pode levar cerca de 10 dias. Já com os navios, o tempo é bem maior, principalmente devido a burocracia, podendo chegar a 60/90 dias.

 

Quais os melhores produtos para importar da China?

O comércio entre Brasil e China movimenta os mais diversos segmentos, por conta disso produtos como roupas, brinquedos e eletrônicos são apenas alguns em uma lista bem extensa.

Liderando a lista estão os equipamentos de telecomunicações, incluindo peças e acessórios (13%), seguida de válvulas e tubos termiônicos (6,2%) e plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes (5,4%). Confira o restante da lista:

  • compostos organo-inorgânicos
  • demais produtos da Indústria de Transformação
  • adubos ou fertilizantes
  • medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários
  • máquinas e aparelhos elétricos
  • peças e acessórios para escritório
  • aparelhos elétricos para ligação
  • máquinas de energia elétrica
  • produtos laminados planos de ferro ou aço
  • inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
  • equipamentos elétricos
  • partes e acessórios de veículos automotivos
  • geradores elétricos giratórios

Quando analisamos o caminho inverso, minérios de ferro/concentrados e óleos brutos de petróleo lideram as exportações brasileiras. Nos primeiros meses de 2020 a exportação foi responsável por um total de US$ 58,5 bilhões, com destaque para esses dois produtos.

enviar dinheiro para o exterior

Como encontrar bons fornecedores?

Depois de escolher o produto da importação, a busca por bons fornecedores é o passo seguinte, o que demanda uma pesquisa ainda mais minuciosa e complexa, se relacionarmos essa busca com as variações de categorias, regiões e mais.

Você busca por uma marca específica? Fabricação própria?

Essas e outras perguntas afunilarão ainda mais as suas buscas, o que vai demandar um bom tempo. 

Existem duas opções para otimizar essa seleção: as feiras de negócios chineses, que também acontecem no Brasil, como é o caso da China Homelife Brazil e, os marketplaces chineses, que são facilmente encontrados em uma busca online, o que facilita muito, principalmente se uma viagem até a China não está nos seus planos.

Listamos aqui alguns sites que são considerados confiáveis na busca por fornecedores:

  •  Light in the Box
  • TBDress
  • Deal Extreme
  • Gearbest

Além daqueles mais popularmente conhecidos:

  • AliExpress
  • Shein
  • Shopee

Dicas para otimizar a busca por fornecedores chineses

Agora que você já definiu suas metas de importação, vamos melhorar ainda mais essa pesquisa com algumas dicas importantes para encontrar o fornecedor ideal.

Analise as avaliações de outros compradores

Nada melhor do que o feedback de quem já fechou negócio, para avaliar a segurança e confiabilidade naquele fornecedor. Análise o tempo de entrega, a agilidade e eficácia do atendimento e o desempenho com a logística antes mesmo de firmar uma parceria.

Verifique a qualidade do produto

Essa é uma transação comercial muito mais complexa do que comprar em território brasileiro, por conta disso a atenção e o cuidado com as normas de qualidade devem ser prioridade. 

Peça uma amostra, avalie de perto, contrate uma inspeção, caso seja necessário. Evite prejuízos pós-compra.

Versatilidade na forma de pagamento

Você precisa de um período maior para pagamento, ou quem sabe reduzir o prazo de entrega? 

Tenha em mente que nem todos os fornecedores conseguem se adaptar à versatilidade que você precisa, por isso procure por fornecedores que ofereçam uma maior variedade de pagamentos, garantindo uma liberdade muito maior.

Não esqueça do câmbio

Isso mesmo, o processo de compra de moeda estrangeira para o pagamento de importação também precisa da sua atenção. Procure a Abrão Filho e te ajudamos a planejar e programar os seus pagamentos.

 

A taxa de câmbio em operações de importação e exportação

Quem atua com o comércio exterior sabe da importância da taxa de câmbio nesse processo, principalmente por conta do regime de câmbio flutuante do Brasil, com constantes oscilações na cotação das principais moedas estrangeiras.

Quando se trata de câmbio, a lei da oferta e demanda segue firme e forte: moedas estrangeiras com uma procura maior (e oferta baixa) serão negociadas a valores mais altos – e vice-versa. 

A queda do dólar, por exemplo, é um bom momento para a compra da moeda, pois reduz os custos de todas as operações internacionais realizadas através dela (criação de reserva financeira, compra de ativos e etc).

Com as importações, o melhor momento é a baixa do dólar, porque dessa forma as operações ficam mais baratas. Esse é o momento ideal para acelerar as negociações com parceiros comerciais internacionais.

Como economizar no câmbio das suas operações de importação

Não dá para falar de importação da China sem planejar o câmbio para sua operação. Pensando nisso, preparamos uma checklist com alguns pontos que podem fazer toda a diferença na hora de pesquisar o melhor agente para sua operação e, garantir a segurança e a qualidade que você precisa.

Quanto você paga de spread cambial?

O spread cambial é a diferença entre a cotação comercial da moeda estrangeira e o valor pago pela operação, ou seja, a margem da instituição sobre a operação realizada. Esse valor varia de instituição para instituição.

Muitas pessoas que já realizam remessas desconhecem essa taxa e não tem ideia da diferença que ela pode fazer no valor final da sua operação. É vital que você saiba quanto está pagando neste spread, ou vai acabar arcando com uma operação mais cara do que você imagina. 

Além disso, existem outros fatores aos quais você deve ficar de olho:

  • tarifa de câmbio ou taxa swift;
  • corretagem;
  • liquidação do câmbio (prazo);
  • as limitações para o envio de operações mais volumosas para alguns agentes;
  • falta de especialização no mercado cambial.

Esses fatores interferem não só no valor final da sua operação, mas na flexibilidade operacional, com limitações que restringem seus envios e burocratizam os processos.

Aqui na Abrão nós realizamos todas as operações com segurança e agilidade, sem cobrar mais por isso. Zero corretagem, zero tarifa de câmbio, sem processos burocráticos e limitados. 

Lembre-se: a clareza e fluidez da sua comunicação com seu agente cambial é muito importante, então fuja de instituições que cobram taxas surpresa.

spread cambial

Quais são os custos de importação da China?

A melhor maneira de evitar custos de importação excessivos é se planejar com antecedência e saber exatamente quanto vai pagar pelas operações.

Entre os principais custos da importação estão: 

  • valor bruto do material
  • impostos
  • frete internacional
  • despesas aduaneiras
  • seguro da carga

Valor bruto do material

Esse é o valor do produto que está sendo importado, aquele repassado diretamente ao fornecedor.

Impostos

Alguns tributos são comuns em operações de importação e podem variar de 0 a 35%. São eles:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
  • PIS e Cofins Importação 
  • E o Imposto de Importação, o único tributo específico do procedimento de compra de outros países.

Desembaraço aduaneiro

O desembaraço aduaneiro é a parte de liberação da sua carga importada, seja no porto ou no aeroporto, para uma importação formal, ou seja, aquela que não é feita por DHL, FEDEX, UPS e etc. 

Esse modelo de importação exige a ação de um despachante aduaneiro, operando em um comércio acima de US$ 3 mil, ou com produtos que tenham necessidade de certificação.

Mas porque você precisa fazer um desembaraço aduaneiro?

O fato é que do momento em que a mercadoria chega ao porto ou aeroporto, até estar realmente nas mãos do comprador, existem muitas etapas a serem seguidas, é aí que o despacho aduaneiro opera, para que essas ações sigam o planejamento.

E como fazer esse desembaraço aduaneiro na prática?

Existe um momento importante que se chama presença de carga, que compreende o fim do serviço de transporte e o início do desembaraço. É o momento onde a carga está disponível, ou fisicamente liberada, assim como no sistema.

Neste momento o despachante aduaneiro libera o numerário, valor que o importador paga para a liberar a carga, incluindo impostos e outros vários custos. Após esse pagamento o profissional fará o registro da DI, ou seja, o repasse dos dados da operação para encaminhar à Receita Federal, atualizado no sistema oficial.

Em seguida a operação entra em parametrização, processo que padroniza e valida os dados incluídos no sistema, resultando em um status de liberação (amarelo, verde, vermelho e cinza).

Agora o restante do caminho é estadual e depende da nota fiscal com base na DI feita pelo despachante aduaneiro.

 

Vantagens e desvantagens de importar da China

Mas será que importar da China é realmente bom?

Essa é uma preocupação muito comum entre importadores e neste ponto não só a qualidade é questionada, mas a segurança dos envios, o tempo de entrega e etc.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, vamos listar as vantagens e desvantagens dessa parceria comercial.

Vantagens

  • custo de produção
  • prazo de pagamento
  • responsabilidade compartilhada
  • re-engenharia do produto
  • acesso a aparelhos que não são vendidos aqui
  • variedade na escolha de produtos
  • expansão comercial

Desvantagens

  • burocracia alfandegária
  • quantidade de impostos
  • tempo de entrega dos produtos
  • aparelhos sem garantia, com dificuldade para assistência
  • demora do suporte ao cliente

Conclusão

Não é à toa que a China é o principal parceiro comercial do Brasil. A popularidade dos produtos chineses é muito grande entre os brasileiros, sendo responsável por modelos de comportamento de consumo entre todas as faixas etárias, para pessoas com poder aquisitivo dos mais diversos.

O grande foco deste conteúdo é exatamente mostrar o potencial do mercado internacional e neste caso, as parcerias comerciais chinesas, que estão muito além de produtos inferiores a preços baixíssimos.

O que achou do conteúdo?

Ficou interessado em iniciar uma parceria comercial internacional com fornecedores chineses, mas está sem caixa? Então clique no banner e conheça nossa solução para destravar seu financiamento à importação, com vantagens atrativas para sua empresa.

Você também pode gostar:

plugins premium WordPress