Acesse sua conta:   Cliente Final   |   Parceiro Comercial
Moedas Estrangeiras Movimentados em 2023
+ 0 bi
Contratos de Câmbio em 2023
+ 0 mil
Criadora do Mercado de Banking e Câmbio
+ 0 anos

FINIMP, ACC e ACE: entenda os financiamentos para Comex

FINIMP

Se você é um importador ou exportador e está em busca de vantagens para melhorar suas entregas, ampliar suas parcerias e garantir que o fluxo de caixa fique no azul novamente, o financiamento de Comex pode ser a melhor solução para sua empresa – FINIMP, ACC, ACE.

Estas são as linhas de crédito mais procuradas para o Comércio Exterior, sob a orientação do Banco Central, cada uma com especificidades bem diferentes e com objetivos de mercado mais focados nas necessidades dos empreendedores.

Diante de um mercado altamente competitivo, o mais importante passo é saber como conseguir um bom financiamento para Comex. Neste sentido, a abertura do mercado exterior se mostrou não só uma excelente opção para grandes empresas, mas também para as pequenas.

Além disso, essa é uma forma muito eficiente de conseguir estabelecer competitividade, através de um investimento financeiro, ampliando oportunidades por todo o mundo, com fornecedores e mercados bem diversificados.

Neste artigo vamos falar ainda mais sobre as modalidades de financiamento para Comércio Exterior, com um foco muito maior para o FINIMP. Vamos lá?

O que é FINIMP?

FINIMP ou Financiamento à Importação, se trata de uma linha de financiamento destinada à importação em moeda estrangeira.

Este tipo de financiamento, trata-se de um produto financeiro voltado para empresas brasileiras que desejam importar produtos e serviços do exterior, servindo como possibilidade de custear a operação e demais despesas, como o valor do frete e armazenamento.

Essa modalidade de financiamento opera com prazos flexíveis e um pagamento feito diretamente à parte no exterior.

 

Saiba mais em: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre TRADE FINANCE Para Sua Empresa

 

Vantagens do FINIMP para empresas

Os financiamentos para Comex são muito importantes para diversas empresas que precisam de capital para investir em seu crescimento, principalmente com foco no mercado internacional. Em se tratando do Finimp, as vantagens são as seguintes:

  • Taxas de juros alinhadas com o mercado internacional;
  • Chances de conseguir financiamentos com taxas fixas;
  • Possibilidade de financiar também os custos da operação e não apenas da mercadoria;
  • Prazos longos para quitar o valor financiado;
  • Manter o fluxo de caixa equilibrado, sem ter que realizar uma grande retirada para custear a importação;
  • Não há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

 

Requisitos para o FINIMP

O financiamento para importação é indicado para empresas de todos os portes, independente do seu segmento de atuação. Contudo, o negócio precisa cumprir alguns requisitos para ter sua solicitação aprovada. 

O primeiro passo é ter um registro de importador junto à Receita Federal. Todas as instituições que realizam essas transações precisam de autorização do Banco Central, então na hora de buscar por suporte cambial para suas operações, tenha isso em mente.

Nós da Abrão Filho temos autoridade para atuar com operações cambiais de pequeno e grande porte, com total respaldo do Bacen, oferecendo um serviço diferenciado também, quando o assunto é câmbio para Comércio Exterior.

Além de zerarmos essa história de corretagem e tarifa cambial, nós também atuamos com uma equipe altamente especializada, que pode personalizar toda a sua operação para o melhor resultado.

 

Quer saber como? 

Solicite uma consultoria cambial gratuita e tire suas dúvidas.

 

Como calcular o FINIMP

Por se tratar de uma transação que envolve uma moeda estrangeira e a variação do câmbio, o cálculo não é tão simples. Mas não se preocupe, para garantir a segurança das suas operações, o mais seguro é utilizar uma ferramenta específica, ou melhor ainda, encontrar uma instituição cambial especialista no assunto.

Você pode fazer isso de duas formas: a primeira é recorrer a instituições com pouca eficiência e conhecimento de mercado, que te promete resultados rápidos, mas atrasa nos prazos. Mas nesse caso você vai acabar gastando muito dinheiro sem conseguir fugir dos prejuízos.

Outra opção é fechar câmbio com a primeira e maior fintech cambial do país, que corta custos excessivos, tem uma comunicação e suporte claro com seus clientes, além de uma equipe de especialistas com mais de 50 anos de mercado.

O que você prefere?

 

ACC e ACE: Conheça outros financiamentos para Comex

Agora que você já compreendeu bem do que se trata o FINIMP e a quem ele é destinado, está na hora de aprender sobre outros dois tipos de financiamento, mas desta vez voltados para exportadores brasileiros.

 

ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio)

O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é uma antecipação financeira parcial ou total para empresas que venderam produtos ao exterior com entrega futura. Ou seja, o ACC funciona como uma espécie de financiamento, onde o banco adianta capital ao exportador antes do seu produto embarcar para o destinatário final.

O adiantamento é todo feito em moeda nacional, relativo ao valor da venda feita em moeda estrangeira. Nesse caso, a conversão é feita pela taxa de câmbio corrente do dia da contratação do ACC. 

Por isso, o adiantamento também permite que o exportador receba o seu pagamento em uma taxa de câmbio fixa – se blindando de possíveis variações cambiais até a entrega do produto.

 

Saiba mais em: Adiantamento de Contrato De Câmbio: o que é e como funciona?

 

ACE (Adiantamento de Cambiais Entregues)

O Adiantamento sobre Cambiais Entregues é o pagamento antecipado pelo valor de um contrato de exportação, após a mercadoria ser embarcada. Ou seja, o exportador envia a mercadoria e já recebe o pagamento, não precisa aguardar o cliente. 

Esse recurso é uma forma de antecipar o valor que a empresa receberia pela exportação, podendo utilizá-lo como quiser, como investindo na empresa, conduzindo processos de produção etc. O valor antecipado corresponde à moeda local – do país do exportador.

O exportador pode solicitar até 100% do valor de seu contrato de exportação, de acordo com o banco solicitado.

 

Conclusão

O que achou do conteúdo? Esperamos que este artigo possa te ajudar a compreender o conceito de FINIMP, as demais variações de financiamento para Comércio Exterior e de que forma essas soluções podem te ajudar na captação de oportunidades de mercado, além de melhorar o fluxo de desempenho e caixa.

Para fechar com chave de ouro, que tal mergulhar em um outro conteúdo muito completo que vai fazer total diferença nos resultados da sua empresa?

Feito para você: Desembaraço Aduaneiro: Tudo O Que Você Precisa Saber

Você também pode gostar:

plugins premium WordPress