Fundraising é uma metodologia que visa desenvolver processos para facilitar a captação de recursos para o desenvolvimento e assistência financeira de uma startup.
Analisando sua tradução livre, entendemos o termo como “levantamento de fundos”, ou seja, a arrecadação de valores, conceito utilizado por demais organizações, como as ONGs, por exemplo.
Utilizamos o termo metodologia para nos referir ao fato de haver uma boa variedade de ferramentas e demais processos com utilização necessária para o sucesso da captação de fundos.
Tais processos envolvem diversos outros conhecimentos e áreas que contribuem para a criação da solidez do sistema, assim como permitir uma recorrente arrecadação de recursos para startup, de forma atrair mais investidores e doadores com aplicações que favoreceram o crescimento do negócio.
Como fazer um fundraising?
Esse é um processo que faz parte da essência da startup desde sua criação. Então, assim como são modelos de negócio que demandam muito caixa nos primeiros estágios de vida, os aportes ocorrem por etapas.
Dessa forma, quanto maior a preparação e o conhecimento de áreas correlatas e complementares, como marketing, comunicação e encantamento, jurídico e financeiro, melhor é o resultado e menor é o tempo para arrecadar os recursos.
Além disso, a construção da relação com os investidores é um fator determinante. Essas pessoas procuram empresas seguras para aplicar os recursos, por isso, quanto mais segurança e poder de convencimento o CEO possui, melhor será seu desempenho.
Para alcançar esse objetivo, é importante que a startup conte com um plano de crescimento e de arrecadação de fundos já definido. Este plano deve conter os objetivos claros do negócio, uma prospecção de crescimento no curto e longo prazo, e a perspectiva de captação de recursos. Assim, é possível iniciar a conversa com investidores em qualquer estágio.
No Brasil, um processo de fundraising para startups leva de 3 meses até 1 ano para ser concluído. Portanto, gestores e CEOs devem estar preparados, tanto para captar e convencer investidores, quanto para andar corretamente e rapidamente com esse processo dentro de seus negócios.
O que é um venture capital?
Venture capital, ou capital de risco, é uma modalidade de investimento focada em empresas de até médio porte que possuem alto potencial de crescimento, mas ainda são muito novas e têm faturamento baixo.
O objetivo desse tipo de investimento não é apenas injetar capital na empresa para ajudá-la a crescer, mas também influenciar diretamente no andamento e na gestão do negócio. Isso contribui na criação de valor para a futura venda de participação acionária na empresa.
Hoje, esse tipo de aporte é em grande parte voltado para startups com modelo de negócio escalável. Esse aporte ocorre durante as rodadas de investimentos que ocorrem — denominadas Seed, Series A, Series B, Series C — de acordo com a maturidade da empresa, em valor crescente.
Esse modelo se diferencia de investidores anjo, que investem no estágio inicial, e de investimentos de private equity, que buscam empresas maiores e com maior faturamento.
Como elaborar um plano de captação de recursos?
Agora vamos ao planejamento desse processo, o plano de ação para captação de recursos, uma excelente forma de analisar e determinar as etapas fundamentais do processo.
Diagnóstico de cenário
Quais forças, fraquezas, ameaças e oportunidades o seu negócio tem pelo caminho?
Essa análise é muito utilizada de forma mais profunda por grandes empresas dos mais diversos segmentos, popularmente conhecida como Análise SWOT.
Faça uma análise da sua concorrência
Não basta saber quais os objetivos da sua startup, é essencial acompanhar o mercado e a concorrência para dessa forma, não perder oportunidades excelentes, que os outros já estão aproveitando.
Defina metas e objetivos
Estipule metas claras e reais para o seu negócio, levando em consideração a sua estrutura e os recursos que possui. Essa definição deve estabelecer o que sua startup quer alcançar e em quanto tempo, só assim será possível acompanhar os resultados.
Alie estratégias offline e digitais
Em tempos de internet, muitas organizações ficam focadas apenas nas ações de plataformas digitais, o que é um equívoco. A presença online é sim muito importante, mas ela também deve estar alinhada com o que se faz no offline. Isso fortalece a marca e ajuda a chegar mais perto dos objetivos.
Além desses pontos, ainda podemos elencar algumas dicas extras para a estruturação de um plano de captação muito mais focado em resultados. São eles:
- Delegue funções
- Estabeleça uma ordem eficiente para as ações
- Acompanhe o desenvolvimento das tarefas
- Invista em marketing e publicidade
- Cuide do seu relacionamento com o público
- Organize eventos voltados para arrecadação
- Gerencie com eficácia suas redes sociais
- Tenha um site muito bem estruturado com foco na experiência do cliente
Como buscar investimentos para startups?
O ecossistema das startups está a todo vapor no Brasil. Grande parte desse resultado se dá graças ao volume de capital investido nestas empresas, que tem aumentado substancialmente ao longo dos anos. Segundo um estudo, as startups conseguiram captar cerca de R$ 18 bilhões em 2020.
Esse valor é praticamente 20% maior do que no ano anterior e mostra o amadurecimento deste tipo de empresa.
Além do mais, os programas de aceleração e hubs de integração das startups também têm proporcionado condições mais favoráveis para a obtenção de investimentos.
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Investimento Estrangeiro Direto
Segundo o Banco Central, o Investimento Estrangeiro Direto ou IED consiste na aquisição de participação no capital social de empresa brasileira por investidor não residente no país ou com sede no exterior.
Em suas características, o Investimento Estrangeiro Direto é composto por capitais internacionais movimentados do exterior para o Brasil. Esse recurso auxilia no desenvolvimento das operações de uma startup nacional, ocorrendo pela criação de filiais e através da definição de joint ventures.
Neste cenário, os serviços de uma fintech de câmbio se mostram essenciais, principalmente levando em consideração a relação entre empresas de diferentes países, que necessitam de suporte financeiro em suas operações, com valores mais acessíveis, levando em consideração os volumes transacionados.
Aqui na Abrão esse processo ocorre com muito mais agilidade e eficiência, visando também a economia das transações. Operamos sem tarifas de câmbio, sem corretagem, com o menor spread do mercado e ainda oferecendo consultoria cambial gratuita, contribuindo e muito para o melhor desempenho.
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