investimento estrangeiro direto

Investimento estrangeiro direto descomplicado para sua startup

Dizem que o empreendedorismo está no sangue do brasileiro e quanto a isso não podemos discutir. Nos dois últimos anos, em um período de pandemia e isolamento social, muitos profissionais precisaram se reinventar e criar novas formas de renda. 

Neste sentido, o apoio de entidades governamentais e investidores faz toda a diferença, principalmente quando o negócio está em fase de tração, ou seja, período no desenvolvimento de uma startup onde a expansão é o principal objetivo. Diferentemente dos investimentos seed ou capital semente, destinados a startups em estágio inicial.

Mas se formos ainda mais além, identificamos o potencial de investidores estrangeiros, principalmente em um período propício a investimentos com o dólar em baixa. Essa relação investidor e empreendedor tem um grande potencial, tornando o investimento estrangeiro direto uma aquisição valiosa para expansão.

Neste artigo queremos te ajudar a destravar um IED para sua startup, aumentar as suas oportunidades de negócio e, é claro, investir ainda mais no mercado brasileiro aos olhos estrangeiros. Preparado?

O que são investimentos estrangeiros diretos?

Quando falamos em investimento estrangeiro direto ou neste caso, aporte estrangeiro para startups, estamos nos referindo a um reforço de capital com um objetivo estratégico previamente identificado, como expansão, aumento do capital ou compra de materiais para uma demanda mais robusta.

No caso das startups, esses investimentos são fundamentais para escalar o negócio e ampliar os resultados, seja com relação à receita, lucro, base de clientes ou capacidade de atendimento.

Para se ter uma ideia, ainda neste ano os aportes em startups cresceram intensamente com relação ao mesmo período do ano de 2021, segundo estudo da plataforma Distrito.

Investidores não residentes participaram de 39% das 238 rodadas de aportes em startups brasileiras durante os quatro primeiros meses deste ano, ante 33% no período semelhante ao ano passado, com 90% das participações acima de US$ 50 milhões.

 

Qual a importância do investimento estrangeiro direto?

De forma muito mais ágil, o IED estimula o crescimento das empresas, atrai os olhares de um mercado de grande potencial, nivela as economias, promove resultados incríveis, além de influenciar no aumento da produtividade, rentabilidade e muito mais.

Atualmente os principais gestores internacionais de startups brasileiras são: EUA, Japão e Alemanha, mas a tendência é que esse alcance comece a expandir cada vez mais, chegando a outros mercados promissores ao redor do mundo.

Com esse cenário em vista, os negócios começam a se desenvolver em um ritmo ainda mais acelerado, incentivando não só a economia nacional, mas abrindo boas oportunidades de negócio em mercados ainda pouco explorados ou com baixo potencial até o presente momento.

 

Principais vantagens de um IED para sua Startup

De acordo com análise do Banco Mundial em relação ao investimento estrangeiro direto, as suas principais vantagens são:

  • fonte de financiamento externo;
  • geração de empregos;
  • acesso a redes de marketing internacionais;
  • transferências de tecnologia;
  • efeito de transbordamento na economia doméstica;
  • balanço de pagamentos;
  • transferências de desenvolvimento e habilidades técnicas
  • desenvolvimento da infraestrutura

Como funciona um IED?

Vamos utilizar o seguinte exemplo para ilustrar o cenário do IED no Brasil: uma empresa americana compra parte de uma empresa brasileira sediada no Brasil, essa operação pode ser classificada como um investimento estrangeiro direto, transformando aquela empresa em uma multinacional.

Quando mudamos esse cenário para as startups, o contexto estrutural dessa expansão muda um pouco, afinal o foco aqui é inicialmente o crescimento e desenvolvimento do negócio. Ainda assim, as startups costumam se beneficiar bastante com o IED, principalmente quando a inovação é um dos pontos de destaque da negociação.

Os objetivos mais comuns de um investimento estrangeiro direto são: a construção, aquisições e fusões, reinvestimento e empréstimos. Por conta disso, as startups são bons exemplos de empresas que recebem IED. Muitas recebem capital do exterior com a promessa de obter lucros futuros.

 

O mercado de startups brasileiro

O investimento em startups brasileiras apresentou no ano passado um crescimento 2,5 vezes maior do que o ano anterior, atingindo o recorde de 9,7 bilhões de dólares.

Foram 779 rodadas de investimentos, com foco principal nas fintechs, empresas que utilizam tecnologia para gerar soluções inovadoras no mercado financeiro. Neste cenário, o Brasil já tem 21 unicórnios – startups com valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares.

Todos esses fatores indicam que esse é um mercado em crescente amadurecimento e expansão, que avança em ritmo acelerado, com um grande potencial em vista, principalmente se considerarmos o panorama macroeconômico atual.

Com isso, a capacidade das startups de escalar negócios se mostra ainda mais atrativa para investidores, mesmo levando em consideração os riscos envolvidos.

 

Como sua startup pode receber um investimento estrangeiro direto?

Para receber investimentos estrangeiros a startup precisa contar com os serviços de uma instituição interbancária e cambial, como é o caso da Abrão Filho, para receber seu dinheiro com mais segurança. Neste sentido, as fintechs de câmbio são uma ótima alternativa.

Uma grande vantagem ao recorrer às fintechs é o atendimento personalizado e especializado em operações de IED e remessas internacionais, afinal essa é uma etapa importante no crescimento do seu negócio.

A economia também é um benefício muito atrativo, pois sem “taxas surpresa”, corretagem e tarifas de câmbio, as negociações podem se mostrar ainda mais lucrativas para ambos os lados.

 

Conclusão

Se você tem uma startup em fase de tração e está buscando formas de escalar seu negócio, os investimentos estrangeiros diretos são oportunidades valiosas, afinal auxiliam na expansão do negócio, construção de marca internacional e autoridade de mercado.

Estamos à sua disposição para ajudar em suas operações de remessa e IED, o último e mais importante passo rumo ao sonhado investimento estrangeiro.

logo Abrão Filho
Remessa Online

Quanto mais você envia, menos você paga!

US$ £ A$ C$ NZ$

Tarifa de contrato de câmbio ISENTO

Tarifa de ordem de pagamento (swift) ISENTO

Cotação câmbio:

IOF:

Você também pode gostar:

A primeira startup e maior fintech de câmbio do Brasil

#GOGLOBAL