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Como buscar investimento para startups: 5 dicas de fundraising

investir em startups

A busca por investimentos para startups é um desafio pelo qual todo founder precisa passar. Uma das metodologias mais conhecidas para isso é o fundraising, que inclui diversas estratégias, processos e ferramentas voltados para atrair investidores. 

Porém, o processo não é simples: exige, por exemplo, uma boa gestão financeira e um bom planejamento, para que a startup prove aos investidores que o aporte de recursos pode trazer retorno.

Neste artigo, trazemos algumas dicas para startups em busca de investimentos conseguirem encontrar investidores mais rápido. Confira!

5 dicas de como buscar investimentos para sua startup

1. Conheça os diferentes tipos de rodada de investimento

Startups são negócios que requerem muitos investimentos até que deem lucro. Por vezes, pode ser necessário diversas rodadas. Por isso, é comum dividir esses aportes em categorias.

Se, com a quantia obtida em uma rodada, o founder atingir determinado marco, as chances de obter novos investimentos aumentam. As etapas do fundraising vão do pré-seed até as séries mais avançadas. 

No começo, os investimentos são menores, mas, na medida que a startup avança, os investidores se sentem mais seguros e aplicam quantias maiores. Conhecer esses estágios é fundamental para founders que buscam investimentos. 

A seguir, falaremos sobre os principais, mas vale lembrar que nem toda startup passará por todos eles. Há negócios que podem começar a captar recursos em etapas mais avançadas, outros que podem ser adquiridos no meio do caminho, entre outras possibilidades.

  • Pré-seed: voltado para startups em estágio inicial, que estão buscando recursos para validar seus modelos de negócio. A aposta é mais baseada nos argumentos dos founders do que em dados concretos. É importante que o empreendedor mostre que o negócio consegue se manter e que existe demanda do público pela solução que está sendo desenvolvida.
  • Seed: etapa voltada para projetos já validados, que querem expandir. Os recursos podem ser usados para aumentar a equipe, fazer campanhas de marketing e investir na área de vendas. Para captar recursos nessa etapa, é preciso apresentar a projeção da empresa, mostrando o quanto ela pode render futuramente.
  • Série A: voltado para negócios que já alcançaram um mercado e querem expandir para alcançar novos consumidores ou lançar novas ofertas. Os investidores, nessa etapa, observam dados concretos e analisam o que a empresa fez com os investimentos recebidos antes. Por isso, é importante mostrar que há espaço para crescer e alcançar uma parcela maior do mercado.
  • Série B: focada em negócios que estão em ritmo acelerado de crescimento. Por isso, os processos internos devem estar bem organizados para dar conta do crescimento que virá.
  • Série C, D, E e seguintes: a partir da série C, os investimentos são voltados para negócios em crescimento acelerado, que podem estar buscando expansão internacional, além de fusões e aquisições. Os founders, nessa etapa, podem receber investimentos bilionários, mas também vão precisar trazer retornos exponenciais.

2. Tenha um plano de apresentação da startup 

Além de conhecer os diferentes tipos de rodada, é importante se preparar bem para a captação de investimentos. 

É recomendado ter um plano para apresentar o negócio, como um pitch deck e uma projeção financeira, incluindo os objetivos da startup, previsão de crescimento, entre outras informações, para começar a conversar com os investidores.

Nesses documentos, lembre-se de responder as perguntas mais importantes, como o seu objetivo com o levantamento de investimentos, a quantia que busca e como pretende utilizá-la.

 

3. Construa uma boa relação com os investidores

Outra dica para conseguir investimentos para startups é construir uma boa relação com os investidores. 

Esteja sempre aberto a conversas, mesmo que não esteja em processo de captação. Procure conhecer investidores e cultivar relacionamentos com eles. 

Envie mensagens por email e pelo LinkedIn e vá a eventos. Convide-os para um café, apresente sua ideia e peça feedbacks, ainda que de maneira informal. Isso pode abrir muitas portas. 

 

4. Peça indicações

Apresentar-se de maneira fria, sem uma indicação, como falamos no item anterior, pode trazer resultados. Porém, os investidores recebem diversos pedidos desse tipo todos os dias. Então, um bom atalho pode ser pedir para um contato em comum apresentá-los.

Se você conhece um founder que já fez parte do portfólio do investidor, por exemplo, por que não pedir uma indicação? Isso pode ser um bom atalho. 

 

5. Pesquise sobre os investidores

Procure pesquisar sobre os investidores que investem em startups do mesmo estágio ou segmento de mercado que a sua. Uma maneira de fazer isso é visitando sites como Fundadores e DealBook. 

No Brasil, o levantamento de investimentos pode demorar meses e até mais de um ano. Por isso, é importante planejar-se com antecedência e começar o quanto antes.

Além disso, as startups que buscam recursos também podem contar com parceiros como a Kamino, que ajuda os founders a terem acesso aos fundos recebidos, oferecendo cartão corporativo, serviço de remessa internacional, abertura de holdings no exterior e muito mais.

Conheça as soluções que a Kamino oferece especialmente feitas para founders.

Este conteúdo foi originalmente produzido pela equipe da Kamino, um hub financeiro e corporativo que acelera o time de market das startups.

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