Acesse sua conta:   Cliente Final   |   Parceiro Comercial
Moedas Estrangeiras Movimentados em 2023
+ 0 bi
Contratos de Câmbio em 2023
+ 0 mil
Criadora do Mercado de Banking e Câmbio
+ 0 anos

Investimentos Offshore: o que são e como funcionam!

investimentos offshore

Os investimentos offshore são um dos modelos mais importantes dentre as aplicações financeiras, pois permitem investir em ativos internacionais e assim trazem a oportunidade de diversificar o capital. 

O universo dos negócios pode ser altamente vantajoso, mas também é composto por uma variedade de aplicações, termos específicos e processos um pouco complexos, por isso as dúvidas são muito comuns. 

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial para contar tudo o que você precisa saber sobre os fundos de investimento offshore. Siga a leitura com a gente para entender as aplicações e conhecer seus benefícios.

O que são fundos de investimento offshore?

Os investimentos offshore são aplicações feitas em ativos no exterior, normalmente em países com impostos menores e condições tributárias mais atrativas (os chamados paraísos fiscais), como as Ilhas Caymans, por exemplo. 

Essas aplicações podem ser gerenciadas diretamente do Brasil ou do país de origem do investidor, sem ser necessário estar no mesmo local onde o fundo está ativo para realizar o investimento.

Vale destacar que o termo offshore também é utilizado para descrever outros negócios internacionais, como as empresas offshore, por exemplo. É importante entender os conceitos para não se confundir. 

 

Como funcionam os investimentos offshore?

Como falamos, os investimentos offshore consistem em aplicações internacionais que podem ser gerenciadas diretamente do Brasil. 

Existem três opções de ativos para investimentos desta categoria:

  • Fundos de investimento: um conjunto de cotas divididas entre os investidores. Quedas e lucros são repartidos igualmente para os cotistas;
  • ETF: sigla para Exchange Traded Funds, os ETFs operam de acordo com o índice da Bolsa de Valores e permitem o investimento em ativos diversificados ao mesmo tempo; 
  • BDR: sigla para Brazilian Depositary Receipt, o BDR permite o investimento em certificados que representam ações de empresas internacionais. 
  •  

Quais os tipos de fundos de investimentos offshore?

Conhecer os tipos de fundos de investimentos offshore vai te ajudar a encontrar o ativo mais vantajoso para o seu perfil. 

Assim como outras aplicações, os offshore contam com mais de uma opção de fundos, por isso é importante estar atento e avaliar cada investimento detalhadamente. Conheça os três tipos de investimentos offshore:

Renda Fixa

Quem já investe no mercado financeiro brasileiro já sabe que os investimentos em renda fixa apresentam um risco mais baixo, por isso são uma ótima opção para os perfis mais conservadores. 

Assim como acontece no Brasil, a renda fixa é uma modalidade mais estável nos investimentos offshore feitos no exterior. Entretanto, vale lembrar que nestes casos a rentabilidade tende a ser menor também. 

Renda Variável

Como o nome já diz, a renda variável tende a sofrer alterações ao longo do caminho, por isso não é tão estável quanto as opções de renda fixa. Essa modalidade costuma ser a mais procurada por quem investe em ativos offshore.

Isso porque elas possibilitam a compra de ações das empresas internacionais e também tendem a ter uma rentabilidade mais alta. 

Fundo Misto

O Fundo Misto é uma opção que mescla características da renda fixa e da renda variável. Isso acontece porque essa modalidade é composta por uma carteira de diversos títulos, tanto de renda fixa como de renda variável. 

Como consequência, o investidor pode conseguir ativos de alta rentabilidade e ter um pouco mais de estabilidade em uma mesma carteira. 

 

Quais as vantagens em investir em fundos offshore?

Os fundos offshore são uma ótima opção para o investidor que deseja avançar um nível no universo dos negócios. 

As aplicações trazem uma série de benefícios e agora nós vamos compartilhar os principais com você: 

Investimento no Estrangeiro

Uma das principais vantagens dos fundos offshore é a possibilidade de fazer investimentos no exterior sem precisar sair do Brasil. 

Com isso, você tem a chance de ampliar a sua carteira investindo em empresas no exterior. 

Maior rentabilidade

A rentabilidade maior é um dos benefícios de investir em empresas no exterior. Ao fazer um investimento offshore, a operação é realizada em dólar e por isso pode render muito mais para o seu bolso.

Isenção de Impostos

Como forma de atrair recursos, diversos países oferecem a redução ou até mesmo a isenção de impostos para os fundos offshore, o que torna as aplicações ainda mais atrativas. 

Diversificação

Outra grande vantagem dos investimentos offshore é a possibilidade de diversificação de capital. Aqui, você pode explorar aplicações que não ganham tanto destaque na bolsa brasileira e ampliar o seu leque de ativos.

Além disso, você tem uma variedade de opções como mostramos ao longo deste post. Assim você pode escolher o nível de risco que deseja correr com as aplicações, considerando o seu perfil de investidor e os seus objetivos. 

 

Como investir em fundos offshore?

O primeiro passo para investir em fundos offshore é conhecer os tipos de ativos disponíveis e isso você já descobriu aqui neste post: fundos de investimento, BDR e ETF, com opções em renda fixa, variável ou fundo misto.

O próximo passo é buscar uma empresa de sua confiança para mediar o processo. A Abrão Filho Banking & Câmbio disponibiliza todo o suporte necessário para garantir transferências internacionais seguras

Além disso, é preciso ficar atento às notícias e ao cenário econômico do país em que está investindo, pois isso pode afetar diretamente os títulos que compõem a sua carteira.

Acompanhe também o mercado de câmbio para encontrar o melhor momento de investir, pois as variações nas taxas cambiais têm impacto nas operações para o exterior.

 

Conclusão

Os investimentos offshore podem ampliar os horizontes e trazer a oportunidade de investir em ativos mais rentáveis fora do país, com a vantagem de impostos reduzidos ou até mesmo isentos.

Isso sem dúvida é um cenário muito atrativo para o investidor, mas como em qualquer outra aplicação financeira, os fundos offshore exigem conhecimento e planejamento.

É fundamental se preparar e entender os ativos em que deseja investir antes de aplicar o seu patrimônio. Avalie riscos, rentabilidade e não deixe de acompanhar o mercado. 

Todos os fundos e incentivos para investimentos são amparados por lei, mas é sempre importante checar a procedência e a legislação do país antes de enviar recursos para o exterior.

Por isso o investimento em fundos offshore costuma ser indicado para quem já tem um certo entendimento sobre o mercado financeiro. 

Diversificar a carteira é sempre o melhor caminho para reduzir riscos e aumentar a rentabilidade, por isso esperamos que este artigo tenha esclarecido as principais dúvidas sobre investimentos offshore.

Para te ajudar nessa caminhada, não deixe de contar com os serviços de transferência internacional da Abrão Filho Banking & Câmbio, garantindo segurança e agilidade nas transações por um ótimo custo-benefício. 

Faça Transferências Internacionais com a maior Correspondente Cambial do Brasil!

Você também pode gostar:

plugins premium WordPress