Acesse sua conta:   Cliente Final   |   Parceiro Comercial
Moedas Estrangeiras Movimentados em 2023
+ 0 bi
Contratos de Câmbio em 2023
+ 0 mil
Criadora do Mercado de Banking e Câmbio
+ 0 anos

NDF: O que é, vantagens e como receber no mercado a termo

ndf

Se você costuma fazer investimentos no mercado financeiro, já deve ter se perguntado: NDF, o que é? A gente explica para você!

NDF, ou contrato a termo de moeda, é uma operação muito comum, utilizada por quem deseja proteger investimentos das variações cambiais. 

Ao longo deste conteúdo, você vai entender o que significa esse conceito e como ele funciona na prática. É só continuar a leitura com a gente para conferir! 

NDF: o que é?

NDF é sigla para Non Deliverable Forward e representa um contrato a termo de moedas, sem a entrega de dinheiro físico. 

Ainda confuso? A gente sabe que esse conceito pode ser bem complexo, assim como muitas outras operações do mercado financeiro, por isso vamos explicar tudo de forma bem detalhada ao longo deste post.

Então não se preocupe: até o final do conteúdo você vai entender tudo sobre o assunto! 

O que é contrato a termo?

Um contrato a termo nada mais é do que um acordo entre duas partes, que se comprometem com a compra e venda de ativos por um determinado preço em uma data futura pré-estabelecida no contrato.

Na prática, o NDF tem exatamente esse objetivo: o contrato estabelece uma taxa de câmbio para um período futuro, visando reduzir os riscos trazidos pela variação cambial.

Ou seja, uma parte se compromete a comprar e a outra a vender determinada moeda estrangeira para liquidação financeira. Lembrando que, no caso da NDF, a operação acontece sem entrega da moeda física. 

Como funciona o contrato a termo?

O contrato a termo funciona de maneira bem simples, servindo como uma espécie de manual sobre as negociações de determinada operação. 

O contrato deve conter algumas informações:

  • Condições de liquidação: normalmente, os contratos a termo são liquidados na data de vencimento, estipulada anteriormente. Nesta data, calcula-se e corrige-se a diferença de preços.
    Vale lembrar que os preços do contrato a termo normalmente são negociados no mercado de balcão.
  • Preço: o preço é pré definido em contrato e deve considerar o valor à vista do ativo somado a uma taxa de juros. Essa será a quantia a ser paga na data de vencimento do contrato.
  • Prazo: o prazo para o vencimento também deve estar descrito no contrato e pode variar de 16 a 999 dias. 
  • Descrição do ativo em negociação: outra informação que deve constar no contrato é uma descrição do ativo que está sendo negociado. Esse ativo pode ser uma ação ou moedas, por exemplo.

Qual a diferença entre NDF e Swap?

Muita gente acaba confundindo o conceito de NDF com Swap, mas é importante esclarecer que as duas operações possuem diferenças entre si. Para isso, vamos entender o que é Swap.

Na tradução para o português, Swap significa trocas e é isso que a operação representa na prática: uma troca de índices ou taxas de um determinado fluxo financeiro quando há riscos para o investidor. Ele é um tipo de hedge cambial, também voltado para a proteção financeira.

Um banco com uma dívida em dólar, por exemplo, pode optar pelo Swap com o objetivo de se proteger da desvalorização do real no mercado de câmbio

Vem entender as diferenças de NDF e Swap:

  • A tributação deles é diferente
  • Os contratos a termo não apresentam ajustes diários, mas as operações Swap sim.
  • Existem vários tipos de Swaps

Quais as vantagens do contrato a termo?

Agora que já respondemos o que é NDF e entendemos um pouco mais da operação, vamos compartilhar as principais vantagens do contrato a termo. Confira a seguir:

  • É possível liquidar o valor antes da data de vencimento e os contratos podem ter encerramento total ou parcial;
  • Proteção sobre as variações cambiais durante o período em que o contrato está válido, reduzindo perdas financeiras;
  • Preços e prazos flexíveis, personalizados pelas partes de acordo com as necessidades de cada um;
  • NDFs não sofrem ajustes diários;
  • O contrato está disponível para diversas moedas;
  • A liquidação só acontece na data de vencimento;
  • Os contratos a termo oferecem total segurança, já que você pode vincular uma garantia para ter uma proteção adicional em caso de descumprimento das regras por alguma das partes envolvidas. 

Qual a tributação de NDF?

Sem dúvidas o NDF traz muitas vantagens, mas é preciso considerar os custos da operação antes de realizá-la para não ter surpresas durante o processo. 

A tributação do contrato de termo inclui a incidência de Imposto de Renda deduzido na fonte. Para isso, é considerada uma alíquota de 0,0005% no momento do ajuste, seguindo determinação da lei 11.033/2004 Art. 2º.

Como calcular?

O primeiro passo para calcular uma operação a termo é saber a taxa de câmbio à vista somada aos juros do mercado brasileiro. 

Neste contexto, o valor do ativo negociado na data de vencimento do contrato é calculado por meio da seguinte fórmula:

PT = PA x (1+i)

Em que:

  • PT: representa o preço a termo em reais;
  • PA: representa o valor à vista do ativo;
  • i: representa a taxa de juros.

Quando usar NDF?

A operação NDF é utilizada quando há riscos para o investidor, por isso é muito comum entre empresas que trabalham com importação e exportação de mercadorias, assim como pelos bancos.

Sendo assim, o momento mais indicado para usar um contrato a termo é aquele em que existe a necessidade de uma proteção das transações comerciais envolvendo moedas estrangeiras

Qual a importância de se proteger da variação cambial?

As oscilações de câmbio são imprevisíveis e acontecem bastante, por isso quem trabalha com negociações internacionais com frequência precisa ter uma forma de se proteger para não ter altos prejuízos financeiros.

Como o contrato já tem um preço determinado para o futuro, você tem uma segurança maior durante o período de vigência, independente das movimentações do mercado financeiro. 

Como receber no mercado a termo?

Como já falamos aqui, as transações NDF no mercado a termo não envolvem a troca de moeda física, por isso vamos explicar como a operação funciona. 

Na data de vencimento estabelecida previamente, o comprador deve pagar pelo valor para receber o ativo. O vendedor, por sua vez, entrega o ativo e recebe o devido pagamento por ele. 

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender o que é NDF e como a operação funciona na prática. 

Aqui na Abrão Filho você encontra todo o suporte para realizar a negociação de contratos de moedas estrangeiras a termo, conte com a gente para fazer suas transações internacionais com segurança e agilidade pelo melhor custo-benefício!

Conte com a maior correspondente cambial do Brasil para fazer o seu contrato a termo!  

Entre em contato e conheça nossas soluções para facilitar suas transações cambiais.

logo Abrão Filho

Quanto mais você envia, menos você paga!

US$ £ A$ C$ NZ$

Tarifa de contrato de câmbio ISENTO

Tarifa de ordem de pagamento (swift) ISENTO

Cotação câmbio:

IOF:

Você também pode gostar:

plugins premium WordPress