Acesse sua conta:   Cliente Final   |   Parceiro Comercial
Moedas Estrangeiras Movimentados em 2023
+ 0 bi
Contratos de Câmbio em 2023
+ 0 mil
Criadora do Mercado de Banking e Câmbio
+ 0 anos

Será que você sabe o que é uma fintech?

o que é uma fintech?

A moda tech é uma tendência dos últimos anos, com o crescimento do mercado de tecnologia. As fintechs são uma pequena parcela da inovação que muitos mercados passaram a implementar em seus negócios. Mas afinal, o que realmente significa o termo “fintech”?

Fintech é uma fusão entre tecnologia e o mercado financeiro referindo-se as startups e empresas que desenvolvem produtos para o mercado financeiro totalmente digitais. Nesse cenário, a tecnologia é o grande diferencial em relação às empresas tradicionais.

A maioria destas fintechs permite que os clientes tenham total controle de seus produtos através de smartphones, unindo-se a praticidade de otimizar o tempo do usuário, já que este nunca precisará entrar em uma agência ou corretora.

Por que as fintech estão na moda?

Com a popularização da internet, surgiram novos recursos e ferramentas para melhorar a experiência do usuário do mercado financeiro. A tecnologia e a comunicação integrada permitiram que as empresas pudessem automatizar seus serviços e produtos. 

Assim, empresários dos mais diversos segmentos encontraram no formato “tech” uma alternativa para descomplicar e otimizar a vida de seus clientes. Dessa forma nasceram as fintechs.

Esse é um termo que está muito na moda, afinal muita gente utiliza os serviços de fintechs, mesmo sem notar. Esse tipo de empresa oferece, por exemplo:

  • contas digitais sem mensalidade ou manutenção;
  • cartão de crédito sem anuidade;
  • cartões de débito;
  • apólices de seguro;
  • empréstimos; entre outros produtos relacionados ao mercado financeiro.

Portanto, se você faz uso de uma conta de um banco digital, ou então utiliza algum aplicativo para fazer pagamentos e movimentações financeiras, você também está utilizando os serviços de uma fintech, destacando-as ainda mais no mercado.

 

Leia mais em: Fintech X corretora de câmbio: qual a diferença?

 

Diferença entre fintech e banco digital

A principal diferença entre uma fintech e um banco digital é que uma fintech pode atuar em uma área muito específica do mercado financeiro, como financiamento coletivo ou negociação de dívidas, por exemplo.

Já um banco digital tem como característica outros tipos de atividades, como abertura de conta, extratos, transferências, etc.

Oficialmente também não existe uma terminologia para banco digital que o torne um modelo com lei e critérios específicos.

Já com as fintechs a regulamentação existe desde 2018, no Brasil, por meio do Conselho Monetário Nacional (CMN)

Podemos afirmar então que os dois conceitos são muito próximos, já que a maioria dos bancos digitais são fintechs.

Contudo, os bancos tradicionais também migraram parte de sua estrutura para o digital e podem ser considerados bancos digitais, mas estão longe das estruturas das fintechs, principalmente quando falamos de segmentação e especialização de serviços.

 

Quais os serviços oferecidos pelas fintechs?

E por falar em serviços, conheça um pouco mais sobre as soluções que normalmente são oferecidas pelas fintechs brasileiras e o que significa cada uma delas. E claro, tudo regulamentado pelo Banco Central.

  • Conta Digital ou Conta Internacional
  • Pagamentos e transferências
  • Investimentos
  • Gestão Financeiro
  • Consultoria Financeira

Mas é importante frisar que estes são apenas alguns dos serviços oferecidos, pois se analisarmos fintech setorizadas, especialistas em mercado específicos, como é o caso de uma fintech de câmbio, a oferta de serviços é ainda maior, com outros produtos, tais como: financiamento de exportação, proteção cambial e etc.

 

Leia mais em: Câmbio Futuro: tudo o que você precisa saber!

 

Fintech de câmbio: como funcionam?

De forma simples e prática, as fintechs de câmbio representam uma segmentação das fintechs, com soluções voltadas para o setor cambial. Ou seja, é a inovação tecnológica do “tech” em um setor altamente burocrático e complexo. E esse é o principal objetivo deste formato de instituição, derrubar as limitações do tradicional.

A Abrão Filho é o melhor exemplo deste formato, afinal somos a primeira e maior fintech de câmbio do país. Então, quando falamos sobre personalização do atendimento, dos produtos e melhora da experiência do cliente, é por que inovamos operações anteriormente limitadas, para entregar otimizar e qualificar os processos.

Uma fintech de câmbio utiliza o digital como principal aliado, tornando as operações mais práticas e funcionais para se adaptar às suas necessidades e à rotina de cada cliente.

Vantagens de uma fintech cambial

Este é um mercado altamente segmentado, mas quem já utiliza o câmbio em sua rotina sabe da necessidade emergente de automatizar e simplificar muitos processos, independente do volume da remessa ou do seu destino.

A fintech de câmbio utiliza esse conceito para oferecer soluções mais atrativas do que os bancos e corretoras, sem tarifas, longos prazos ou limitações em envios ou na esteira de produtos.

Portanto, algumas das principais vantagens de uma fintech de câmbio são:

  • A tecnologia, que torna possível resolver quase tudo de forma digital, sem a necessidade de ir a uma agência física ou corretora;
  • Agilidade, com processos menos burocráticos;
  • Novidade, com serviços mais inovadores para o setor, com uma base de soluções altamente eficientes.

Conclusão

O que achou do nosso conteúdo de hoje?

Estamos sempre buscando oferecer a você os melhores conteúdos, com uma boa variedade de assuntos que norteiam o nosso mercado de câmbio, mas se você ainda quer mais informação, de forma ainda mais ágil e “quentinha”, assine a nossa newsletter.

Com ela você recebe diariamente notícias, ofertas e conteúdos exclusivos sobre o mercado internacional, financeiro e cambial, tudo por e-mail, logo nas primeiras horas do dia.

Então, clique no banner abaixo e assine agora mesmo!

logo Abrão Filho

Quanto mais você envia, menos você paga!

US$ £ A$ C$ NZ$

Tarifa de contrato de câmbio ISENTO

Tarifa de ordem de pagamento (swift) ISENTO

Cotação câmbio:

IOF:

Você também pode gostar:

plugins premium WordPress