Acesse sua conta:   Cliente Final   |   Parceiro Comercial
Moedas Estrangeiras Movimentados em 2023
+ 0 bi
Contratos de Câmbio em 2023
+ 0 mil
Criadora do Mercado de Banking e Câmbio
+ 0 anos

Operação a termo: tudo o que você precisa saber

operação a termo

Você sabe o que significa fazer uma operação a termo? O conceito é uma estratégia utilizada por muitos investidores como uma forma de se proteger das variações do mercado de câmbio e da Bolsa de Valores.

Confuso? Calma que a gente explica tudo o que você precisa saber neste post! Continue a leitura para entender o que é e como a operação pode trazer lucros para você!

O que são as operações a termo?

As operações a termo consistem em uma negociação de compra e venda sobre determinado derivativo, com prazo de vencimento no futuro. 

Também conhecida como mercado a termo, essa operação pode ter um prazo entre 16 e 999 dias corridos para o pagamento, a ser definido pelas partes envolvidas na transação. 

Como funcionam as operações a termo?

Sabe quando você vai até a loja e adquire um produto com pagamento a prazo? Na prática, uma operação a termo funciona como uma compra a prazo. 

Vamos explicar melhor: ao comprar um item a prazo, você não precisa desembolsar nenhum valor no ato da compra, mas se compromete a pagar o total em uma data futura, normalmente acrescido de juros. Assim também acontece no mercado a termo.

Neste processo, você pode comprar um determinado número de ações hoje e pagar o valor referente a elas, acrescido de juros, em uma data pré acordada em contrato com o vendedor. Normalmente, isso é feito com a intermediação de uma corretora.

O encerramento da operação pode acontecer de três maneiras:

  • Vencimento no prazo: o mais comum é que as operações a termo se encerrem apenas na data pré determinada e acordada pelas duas partes envolvidas. 
  • Liquidação antecipada: caso o comprador queira pagar a operação antes da data de vencimento, também pode. Nestes casos, o contrato é encerrado e as ações ficam na carteira do comprador.
  • Venda antecipada das ações: outra opção é a venda de ações antes do vencimento da operação. Se os ativos adquiridos apresentam grande alta no mercado e o comprador quer lucrar com isso, ele poderá vender as ações.
    Neste cenário, é preciso solicitar o encerramento do termo e calcular a diferença entre o valor pelo qual as ações foram vendidas e o preço pelo qual elas foram inicialmente compradas.

Principais vantagens das operações a termo

Fazer uma operação a termo pode ser muito vantajoso para quem deseja investir no mercado de maneira mais prática e sem sofrer com as variações do câmbio financeiro

Confira alguns benefícios do processo:

Comprar ações sem ter capital

Uma das principais vantagens com certeza é a possibilidade de investir em ações sem a necessidade de ter capital. 

Isso porque você não precisa desembolsar nenhum valor no momento da compra, apenas na data de vencimento da operação, deixando um prazo para planejar. 

Investir em renda fixa

Falamos sobre a compra de ações, que são investimentos de renda variável, mas vale a pena ressaltar que a operação a termo também permite fazer negociações visando um rendimento sem riscos, bem próximo a renda fixa.

Para isso, será preciso vender as ações compradas a termo. Ao fazer isso, você ganha juros sob o preço à vista e pode obter uma boa rentabilidade.

Possibilidade de operar alavancado

Operar alavancado significa operar valores acima do seu próprio patrimônio e as operações a termo trazem essa possibilidade ao investidor.

A alavancagem pode ser uma estratégia muito lucrativa, mas também aumenta os riscos e pode trazer prejuízos. 

Diferença entre mercado futuro e mercado a termo

Assim como o mercado a termo, o mercado futuro também faz operações com data de vencimento futura, por isso muita gente acaba confundindo os dois. Apesar disso, eles apresentam uma diferença importante: os ajustes diários.

Como já vimos neste post, a operação a termo consiste na compra de um ativo hoje para pagamento no futuro. Aqui, o preço do ativo na compra é pré fixado e não sofre ajustes: ou seja, na data de vencimento você paga o preço acordado, independente de qualquer alteração no valor das ações.

Já no mercado futuro, os ativos sofrem ajustes diários. Todos os dias, o valor é ajustado de acordo com as movimentações do mercado, por isso o preço válido na data de vencimento é o valor atualizado no dia.

Outra diferença importante é que as operações feitas em mercado futuro podem ser liquidadas a qualquer momento. 

Principais custos de uma operação a termo

Os custos podem variar de uma operação a termo para outra de acordo com alguns fatores, como papéis escolhidos, prazo do contrato e taxas da instituição responsável pela transação.

Confira quais são os custos envolvidos na operação:

  • Preço das ações pré definido para prazo de vencimento;
  • Taxas de corretagem;
  • Taxas cobradas pela Bolsa de Valores

As operações também exigem um depósito de garantia na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia)

E, vale a pena investir?

Sim, vale a pena investir nas operações a termo e nós vamos te contar porque. Além de todas as vantagens compartilhadas neste post, o processo ainda protege o comprador das variações do mercado de câmbio.

As ações são investimentos de renda variável, o que significa que elas podem sofrer alterações de acordo com as oscilações do mercado. Essas oscilações acontecem diariamente, podendo representar grandes lucros, mas também grandes prejuízos.

Por isso, ter uma garantia de que o preço daquele ativo adquirido por você não será alterado ao longo do contrato da operação, independente de qualquer variação do mercado, é uma grande vantagem. 

Na Abrão Filho você encontra serviços especializados no mercado de câmbio.

Conclusão

Com você pode perceber ao longo deste conteúdo, a operação a termo é uma oportunidade de investir no mercado de ações sem a necessidade de pagar pela compra dos ativos no ato. 

Isso permite que você tenha mais tempo para se planejar. Entretanto, vale ressaltar que, no ato da compra, você também firma um compromisso de realizar esse pagamento na data de vencimento pré estabelecida em contrato.

Outro ponto importante é que a operação ainda envolve riscos, já que se trata de ativos variáveis expostos às oscilações do mercado. Você não precisará pagar um valor atualizado na data de vencimento, mas deve ter em mente que isso não garante a valorização das ações no futuro.

Vale lembrar também que a operação deve ser feita por meio de uma empresa especializada, como a Abrão Filho. 

Além de cuidar de todo o processo para você pelo melhor custo-benefício, a nossa equipe tem mais de 50 anos de experiência no mercado de câmbio. Não deixe de conhecer os serviços de transferências internacionais

Você também pode gostar:

plugins premium WordPress