O comércio internacional representa uma grande fatia das oportunidades de negócio que impulsionam a economia brasileira. Neste cenário, o TRADE FINANCE atua como facilitador para importadores e exportadores, garantindo a segurança e o alto desempenho, mesmo em operações de alto risco.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor como essa modalidade funciona e de que forma pode beneficiar sua empresa e parceiros, através do comércio internacional de mercadorias e serviços. Continue a leitura e saiba mais.
O que é Trade Finance?
Trade Finance ou Financiamento do Comércio em sua tradução literal, funciona na prática como uma operação de financiamento do comércio internacional, entre exportadores e importadores.
De forma resumida, as trades finances são operações de financiamento que tem como base a operação mercantil internacional, envolvendo por conta disso, diferentes países e moedas.
Esse serviço é oferecido por empresas especializadas em câmbio, principalmente com relação às operações de alto risco.
Quais são as operações de Trade Finance?
Existem três modalidades comuns de contrato para uma trade finance: ACC (Adiantamento de Contratação de Câmbio), ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues ) e FINIMP (Financiamento à Importação). Vejamos mais sobre essas modalidades.
ACC
Essa especialidade compreende a antecipação de recursos em moeda nacional para empresas exportadoras. Se adequa tanto ao adiantamento do recebimento de produtos e serviços, quanto ao financiamento da produção de mercadorias.
ACE
Neste caso ainda há a antecipação de recursos em moeda nacional, mas atuando apenas após o envio da mercadoria ou serviço.
FINIMP
Oferece benefícios tanto para o importador brasileiro, que garante a extensão do prazo para pagamento da dívida, quanto para o fornecedor extrangeiro, que consegue antecipar seus recebíveis.
Quem pode usar Trade Finance?
Trade Finance atende tanto importadores quanto exportadores, podendo então ser utilizado por empresas ativas no comércio internacional de bens e serviços à prazo, com portes variados, subsidiárias, ou divisões de multinacionais, com o objetivo de proteger o fluxo de caixa da empresa.
Quais as vantagens de usar Trade Finance?
A segurança dos investimentos é uma das principais preocupações de quem busca por um serviço de trade finance, porque essa funcionalidade atua com a previsibilidade do comércio internacional, focando em expansão e novas oportunidades.
Entre as principais vantagens deste financiamento de importação e exportação, estão:
- maior prazo para pagamento;
- antecipação de dinheiro, podendo solucionar, por exemplo, problemas com fluxo de caixa;
- proteção contra riscos com o hedge cambial;
- a responsabilidade pela cobrança ao importador é da entidade financeira;
- produtor fica exposto a taxas de juros internacionais, não nacionais;
- isenção do IOF;
- 100% do recebimento no ato da venda.
Enfatizamos novamente que as operações de trade finance beneficiam importadores e exportadores, sendo uma excelente funcionalidade no comércio internacional para diversos mercados.
Conclusão
Neste artigo você aprendeu o que é trade finance e de que forma essa funcionalidade pode beneficiar empresas nacionais e internacionais para fechamentos de negócios mais seguros.
Nosso objetivo com este conteúdo é te auxiliar em suas operações de câmbio, sem deixar de investir em processos mais seguros através de funcionalidades que façam sentido para o momento atual da sua empresa.
Está buscando novos negócios? Ambiciona ampliar suas parcerias? Quer garantir o menor preço e ainda assim manter a segurança e inovação em alta? Opte por uma fintech de câmbio e gerencie a organização das suas importações e exportações com responsabilidade e o melhor desempenho.
Para te ajudar a traçar uma estratégia de negócio mais robusta e potente, queremos te indicar alguns conteúdos que farão todo o sentido para você: