Se transações bancárias nacionais podem parecer muitas vezes complexas, imagine uma remessa internacional? Existem diversos fatores que devem ser levados em conta e que facilitam (ou não) suas operações cambiais, mas acredite, a grande maioria deles pode ser facilmente resolvida em poucos cliques.
Desde 1999 o Brasil tem realizado um grande volume de operações cambiais de diversos tipos, seja em consumo para varejo – a compra de artigos pessoais – até remessas mais volumosas, como é o caso de investidores e grandes indústrias exportando matéria prima.
Neste post vamos te ajudar a compreender melhor o que é remessa internacional, quais as taxas podem ser aplicadas e de fato, como realizar uma operação dessas. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
O que é uma Remessa Online?
Remessa internacional ou transferências internacionais, são operações de câmbio vinculadas a compra ou manutenção de serviço, produto ou residente do exterior. Ou seja, você realiza uma transação bancária para instituições bancárias do exterior e para isso realiza uma remessa, uma movimentação entre bancos, digamos assim.
Por exemplo, se você tem um filho ou parente que mora no exterior e/ou faz intercâmbio por lá, com certeza precisa realizar operações como a remessa para enviar dinheiro para o exterior. O mesmo se aplica para as demais transferências internacionais.
Como funcionam as Remessas internacionais?
Existem dois pontos de atenção quando o assunto é remessa online: a conversão da moeda, ou seja converter dólar em real, euro em real e por aí vai, e o pagamento de impostos e taxas obrigatórias que se restringem às especificações de cada país.
Por esse motivo essa operação não pode simplesmente ser realizada pelo PIX em seu celular ou pelo internet banking do seu banco tradicional.
Quais despesas incidem sobre essas transações?
Essa é uma das grandes preocupações quando o assunto é transferência internacional, afinal as taxas e impostos sempre agregam um peso maior às operações.
Uma grande vantagem e sem dúvidas, um dos diferenciais da Abrão Filho é que não há cobrança de taxas, mantendo apenas a cobrança do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, estipulado e controlado pelo Banco Central, assumindo o valor de 1,1% para envios de mesma titularidade e 0.38% para recebimentos, a depender de análise.
Instituições financeiras mais tradicionais acabam cobrando outras taxas, como as tarifas para utilização do sistema bancário e as despesas de swift e contrato.
Exemplos de remessa online
Como já mencionamos, existem diversas operações cambiais que se enquadram como remessa online e neste caso vale lembrar que tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas podem realizar essa operação, então esses exemplos também tem aplicação para ambos os públicos.
-
Manutenção de Residente
-
Investimentos Exterior
-
Remessa de pequenas encomendas
-
Intercâmbio
-
Pagamento de fornecedores
Dicas para uma remessa online segura
Essa é a melhor parte, quando sabemos como começar a buscar de verdade as melhores respostas para nossas dúvidas e neste caso, as melhores formas de realizar uma remessa internacional. Vamos às dicas!
1. Credibilidade no Mercado
Como confiar em uma empresa que você não conhece, principalmente quando o assunto é câmbio, você não tem ideia de por onde começar e quais as referências seguras para realizar operações cambiais?
A credibilidade de uma empresa frente aos concorrentes, no mercado e para com os seus clientes é indispensável, por isso busque sempre conhecer a autoridade das empresas e de que forma os clientes avaliam seus produtos e serviços, assim evita fechar contratos de câmbio instáveis e acabar com um grande prejuízo.
2. Qualidade técnica
Existem centenas e talvez milhares de profissionais que operam no mercado de câmbio, entre todos eles a habilidade técnica é um fator que deve ser comum ou superior.
Um operador ou analista de câmbio precisa compreender o mercado, analisar a concorrências, avaliar as necessidades do seu cliente, dos serviços, de forma a obter os resultados esperados
Nada é mais desagradável do que fechar um contrato de câmbio com uma empresa inexperiente e que maneja o seu dinheiro e investimentos sem qualquer habilidade ou cuidado. Acredite, existem muitos exemplos assim no mercado, então cuidado!
3. Atendimento personalizado
Nada como se sentir único, não é? Um atendimento personalizado e atento às suas necessidades é o sonho de qualquer cliente e a experiência vivenciada durante esse contato fica na memória, o que colabora para a fidelização, ou seja, manter parcerias e contratos com uma única empresa, consolidando uma relação de confiança.
4. Taxas
Como já mencionamos por aqui, as taxas são uma grande preocupação, seja você pessoa física ou jurídica e independente do volume de movimentações. Quanto mais acessível for o negócio, alinhado à qualidade do serviço, maior a probabilidade de resultar em um fechamento.
Você fica incomodado com a quantidade de taxas e custos extras que são adicionadas às suas remessas online? Você ainda utiliza bancos e corretoras de câmbio para fechar suas transações?
Aqui vai uma DICA BÔNUS então:
DICA BÔNUS PARA REMESSAS INTERNACIONAIS
Seja remessas internacionais, cotação de câmbio, consultoria cambial e demais serviços, a Abrão Filho se destaca da concorrência, operando com TAXA ZERO, um time de atendimento que te guia pessoalmente por todo o caminho, aliado a uma equipe técnica que tem experiência de décadas para garantir segurança e qualidade em todas as operações.
Ficou na dúvida ainda? Então entre em contato e tire a prova, nossos consultores de câmbio irão tirar todas as suas dúvidas, e se quiser, fechar um excelente negócio.
Esperamos te ver por aqui!