O Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC) é uma espécie de financiamento, em que o exportador consegue receber um adiantamento do pagamento a ser realizado pela empresa recebedora através de um banco ou instituição financeira como a Abrão Filho.
Trata-se de uma ferramenta muito útil para quem quer vender para o exterior, pois ela ajuda a ter acesso ao dinheiro da venda de maneira antecipada, o que é fundamental para quem quer ter capital de giro e manter as contas da empresa em ordem.
Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas a respeito do Adiantamento de Contrato de Câmbio e fazer um comparativo com o ACE e sua funcionalidade. Boa leitura.
Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC): entenda o conceito
O ACC nada mais é do que uma antecipação de recursos em moeda nacional ao exportador por conta de uma exportação a ser realizada no futuro.
Em outras palavras, o ACC funciona como uma espécie de financiamento em que o banco adianta o capital ao exportador antes do seu produto embarcar para o destinatário final.
Todos os adiantamentos de contrato de câmbio são feitos em moeda nacional e é relativo ao valor da venda feita em moeda estrangeira.
Nesses casos, a conversão é feita através da taxa de câmbio corrente do dia da contratação do ACC e, por esse motivo, esse tipo de adiantamento permite que o exportador receba o seu pagamento em uma taxa de câmbio fixa, se blindando de possíveis variações cambiais.
ACC Indireto
Outra modalidade de adiantamento de contratos de câmbio é o ACC indireto, que também é um tipo de adiantamento para exportação.
Contudo, esse tipo de contrato não é destinado para o exportador em si, mas para as demais empresas e fornecedores que participam da cadeia de produção.
Em outras palavras, os fabricantes de insumos que integram o processo produtivo do objeto sendo exportado também podem adiantar suas receitas e financiar o fluxo de caixa da própria empresa através do ACC indireto.
Contudo, nesses casos, o contrato só pode ser fechado se a empresa exportadora participar do negócio, pois ela deve declarar tanto os insumos utilizados quantos os produtos e valores a serem vendidos para o exterior.
Como funciona um ACC?
Quem deseja realizar um Adiantamento de Contrato de Câmbio deve procurar uma instituição financeira autorizada, como a Abrão Filho, para operar os contratos de câmbio.
É necessário comprovar as condições necessárias para realizar a operação, tendo limite de crédito no banco. Só assim o exportador pode contratar o financiamento no valor correspondente às exportações que deseja adiantar.
Por se tratar de um tipo de empréstimo garantido pelo pagamento futuro do importador, a taxa de juros desse tipo de operação costuma ser menor do que a média praticada no mercado.
Entretanto, por outro lado, o prazo dos Adiantamentos de Contrato de Câmbio são limitados a um máximo de 360 dias, que contam desde a contratação do crédito até a data da fatura de serviço ou do conhecimento de embarque dos objetos.
Vantagens do ACC para o exportador
Agora que você já sabe o que é um Adiantamento de Contrato de Câmbio e como ele funciona, é hora de dar uma olhada nas vantagens desse tipo de operação para quem está exportando. Confira:
Antecipação do recebimento
A principal vantagem do ACC é que ele permite antecipar até 100% do valor referente à exportação, como se a empresa recebesse um pagamento à vista.
Isso é muito bom para as empresas exportadoras, pois isso garante um um acesso mais imediato ao lucro da exportação, o que, por sua vez, permite que o fluxo de caixa seja mais facilmente organizado e acesso à capital de giro para a manutenção do negócio.
Taxas de juros mais baixas
Como vimos nos tópicos anteriores, o Adiantamento de Contrato de Câmbio possui taxas de juros mais baixas do que a maioria das operações do mercado.
Essa peculiaridade só acontece porque os valores praticados no exterior costumam ser bem menores do que os praticados no Brasil, e os ACCs seguem esses valores.
Além disso, outra vantagem do Adiantamento de Contrato de Câmbio é que não são aplicados tributos bancários, como o Imposto Sobre Operações Financeiras, o IOF.
Proteção contra grandes variações cambiais
As moedas estrangeiras e suas respectivas cotações apresentam uma certa volatilidade. O dólar hoje tem um valor, mas daqui a seis meses esse valor pode ser maior ou menor dependendo de como a economia do país estiver.
Isso faz com que negócios com que as empresas que negociam com o exterior tenham de tomar alguns cuidados para se proteger desse tipo de variação.
Nesse sentido, o ACC é muito vantajoso para as empresas, pois as ajuda a se proteger das variações da moeda estrangeira em que está negociando.
E o que é o ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues)
O ACE é a sigla para o Adiantamento sobre Cambiais Entregues e é uma antecipação feita em moeda nacional ao exportador já no embarque da mercadoria para o exterior.
ACC x ACE: quais são as diferenças?
Apesar de serem operações parecidas, há uma grande diferença entre o Adiantamento de Contrato de Câmbio e o Adiantamento sobre Cambiais Entregues.
O Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) também é um tipo de financiamento de exportação, mas ele só pode acontecer na fase de comercialização ou logo após o embarque da mercadoria para o seu destinatário final.
Já o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é um tipo de financiamento que pode ser contratado ainda no pré-embarque.
Ou seja, no ACC, antes mesmo do produto ter sido efetivamente vendido, já é possível que o adiantamento do contrato seja realizado.
Por conta dessa diferença, normalmente o Adiantamento sobre Cambiais Entregues possui juros e condições melhores do que o Adiantamento de Contrato de Câmbio.
Quando eu devo procurar por um ACC?
Se você quer manter as contas da sua empresa em ordem e estruturar um bom capital de giro, o ACC é a melhor opção, afinal você consegue antecipar um valor na fase de pré-produção da sua mercadoria a uma condição de juros mais atrativa.
Esse modelo de financiamento possibilita ao exportador receber um pagamento adiantado, realizado pela empresa recebedora, através de uma instituição especializada como a Abrão.
Então, se sua empresa está nessa fase de estruturação, precisando de uma forcinha a mais para tracionar, o adiantamento de contrato de câmbio pode fazer toda a diferença.
Conclusão
Como vimos, o ACC é uma espécie de financiamento em que o exportador pode resgatar o valor a ser recebido por uma venda antes mesmo da venda ser concretizada e o produto ser entregue para exportação.
Por isso, trata-se de uma ferramenta muito útil para as empresas que querem manter o capital de giro e cobrir os custos de uma venda internacional.
Esse tipo de operação é muito vantajosa, pois, além de permitir que o exportador receba o dinheiro antes da venda, também permite taxas de juros mais baixas e tem isenção do Imposto Sobre Operações Financeiras, o IOF.
Quer uma ajuda com seu Adiantamento de Contrato de Câmbio? Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo e solicite essa solução.