02-_-balança-comercial-_1_

Balança Comercial em 2022: como foi o fechamento?

O ano de 2022 foi um ano muito agitado para a economia brasileira, também dentro do comércio internacional. Com uma previsão constante de recessão global, será que a balança comercial brasileira sentiu o peso das oscilações do dólar, conflitos mundiais e instabilidades internas políticas de 2022?

Neste artigo vamos compreender quais fatores levaram a balança comercial ao cenário atual, quais as expectativas que devemos manter para o ano de 2023 e como você pode se preparar para novas oportunidades com as soluções de financiamento para Comex da Abrão.

Balança Comercial: o que é e qual a sua importância?

A Balança Comercial nada mais é do que a junção entre o volume de importação e exportação de um país, um importante fator econômico que serve como termômetro do comércio internacional, assim como o desenvolvimento industrial e comercial dentro do Brasil.

O saldo da balança é a diferença entre os dois volumes, podendo resultar em superávit, quando as exportações têm maior volume do que as importações; déficit, quando as importações ganham destaque comercial e o equilíbrio comercial, que é quando ambos os valores se mantêm no mesmo nível.

 

Leia mais em: O cenário da balança comercial brasileira

 

No Brasil, o grande protagonista do comércio exterior, quando falamos sobre exportação é o agronegócio, ou seja, produtos vindos do campo para o consumidor final. Alimentos como feijão, trigo, soja e milho são os mais comercializados, uma representação de quase 30% do PIB.

O agro é um dos mercado mais seguros para investimentos, abrindo suas oportunidades também para investidores estrangeiros. Muitos foram os fatores que culminaram neste resultado, mas a tecnologia levada ao campo tem um peso forte sobre este desempenho.

 

Taxa de câmbio

Neste cenário de comércio internacional, a taxa de câmbio tem um impacto muito forte sobre os números apresentados ao longo dos anos. Isso se dá, porque essa é a taxa responsável pela troca de moedas de um país por outro, ou seja, o valor relacionado entre estas duas moedas de diferentes países.

Outro ponto fortemente impactado pela taxa de câmbio é a inflação. A desvalorização da moeda encarece a compra de produtos estrangeiros. Portanto este comércio caí, havendo a necessidade de uma nova injeção de investimento, o que, em consequência, eleva a inflação.

Tal elevação altera o ritmo dos negócios dentro e fora do país, portanto acompanhar esse índice é de extrema importância para se prevenir de quedas bruscas ou picos muito elevados, oportunidades para planejar uma boa estratégia de ação para seus negócios e evitar prejuízos.

 

Leia mais em: Variação cambial: quais fatores podem definir essa oscilação?

 

Importação e Exportação em 2022

As importações e exportações têm sido fundamentais para o crescimento econômico de muitos países ao redor do mundo, e isso não é diferente para o Brasil. 

Em 2022, o país tem se esforçado para aumentar sua participação no comércio global e fortalecer sua economia através das importações e exportações de bens e serviços. Neste cenário, o governo tem adotado medidas para promover o comércio internacional, como a negociação de acordos comerciais e a redução de barreiras alfandegárias.

Vejamos o cenário para os dois pólos da balança.

 

Importação

Em 2022, as importações do Brasil tiveram um desempenho misto devido aos efeitos da pandemia do COVID-19. No início do ano, as importações sofreram uma queda devido às restrições de viagens e às medidas de distanciamento social, que afetaram a demanda por bens de consumo e bens de capital. 

No entanto, a partir do segundo trimestre, as importações começaram a se recuperar, impulsionadas pelo aumento da atividade econômica e pela recuperação do mercado de trabalho.

 

Leia mais em: A economia do governo Lula: o que esperar?

 

Os principais itens importados pelo Brasil incluíram bens de capital, como maquinário e equipamentos, bem como produtos intermediários, como matérias-primas e componentes para a indústria. 

A China continuou a ser o principal fornecedor de importações para o Brasil, seguida pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

No entanto, o déficit comercial brasileiro aumentou devido a uma combinação de fatores, incluindo a desvalorização cambial, aumento da demanda por importações e a queda das exportações, devido à pandemia.

 

Exportação

Já com relação às exportações brasileiras de 2022, o clima foi de desafio devido aos efeitos da pandemia. Porém, assim como as importações, o ritmo mudou a partir do segundo semestre.

Os principais itens exportados pelo Brasil incluíram produtos agrícolas, como soja, carne bovina e café, bem como minerais, como ouro, ferro e alumínio. Os principais destinos das exportações brasileiras também seguiram o padrão anterior, com China, Estados Unidos e União Europeia na liderança.

No entanto, a crise sanitária do COVID-19 afetou a economia mundial, e as exportações brasileiras receberam também o impacto da queda da demanda global e pela queda dos preços das commodities. 

 

Como foi o fechamento da balança comercial em 2022?

Em 2022, a balança comercial do Brasil apresentou fechamento positivo, com superávit de US$ 25,5 bilhões. Isso foi resultado de aumento nas exportações, principalmente no segundo semestre e com foco em produtos agrícolas e minerais. O setor de manufaturados também teve destaque no aumento das exportações.

O fechamento positivo da balança comercial em 2022 foi uma boa notícia para a economia brasileira, pois aumenta a entrada de divisas e ajuda a reduzir o déficit cambial. 

Além disso, o setor agrícola e o de mineração foram os principais responsáveis pelo superávit comercial, o que mostra a importância desses setores para a economia brasileira. As exportações de manufaturados também tiveram um bom desempenho, o que é positivo para a indústria nacional.

Em geral, o fechamento da balança comercial em 2022 foi positivo e mostrou que o Brasil tem potencial para se destacar no cenário internacional como um importante exportador de produtos agrícolas, minerais e manufaturados. Isso pode atrair investimentos e ajudar a fortalecer a economia do país.

 

Leia mais em: Estatísticas Comex 2022

 

O novo governo e os impostos de importação

O novo governo, que tomou posse em 2023, anunciou medidas para reduzir os impostos de importação em um esforço para estimular as importações e aumentar a concorrência no mercado interno. 

A intenção é diminuir os preços dos produtos importados para os consumidores e aumentar a oferta de produtos no mercado, o que pode contribuir para aumentar a competitividade das empresas nacionais.

Entre as medidas anunciadas, está a redução de alíquotas de impostos para produtos considerados estratégicos para o país, como maquinário e equipamentos, componentes eletrônicos, e medicamentos. 

Também foi proposto a desoneração de impostos para pequenas e médias empresas importadoras, com o objetivo de estimular a entrada de novos players no mercado e aumentar a concorrência.

 

Expectativa para o comércio exterior em 2023

O ano de 2023 promete ser positivo para o comércio exterior brasileiro, com previsão de aumento nas exportações e importações devido ao aumento da atividade econômica e à recuperação pós-pandemia. 

A China deve continuar sendo o principal parceiro comercial do Brasil, seguida dos Estados Unidos e da União Europeia. As exportações de produtos agrícolas, minerais e manufaturados devem continuar sendo os principais motores do crescimento das exportações.

O governo também tem se empenhado em aumentar o comércio com outros países, com a criação de uma agência de comércio exterior e o aumento da negociação de acordos comerciais. Isso pode aumentar a entrada de divisas e ajudar a fortalecer a economia brasileira. 

Além disso, as medidas de redução de impostos de importação, anunciadas pelo novo governo, podem aumentar a competitividade das empresas nacionais e estimular a entrada de novos players no mercado.

Também é esperado um aumento da participação do Brasil em mercados emergentes, como Ásia, África e América Latina, através de acordos de comércio e investimentos diretos. Isso pode ajudar a diversificar as exportações e reduzir a dependência dos mercados tradicionais.

 

Conheça os financiamentos para Comex da Abrão

Os financiamentos de comércio exterior são uma ferramenta valiosa para empresas que buscam expandir suas operações em mercados internacionais. Eles oferecem uma variedade de benefícios, incluindo acesso a recursos financeiros, redução de riscos, aumento da competitividade, ampliação de mercado e oportunidades para crescimento. 

Além disso, os financiamentos de comércio exterior podem ser utilizados para estruturar operações de trade finance, como garantias, contratos de compra e venda, cartas de crédito, entre outros, que aumentam a segurança e eficiência das operações comerciais. 

 

Leia mais em: Tudo o que você precisa saber sobre Trade Finance

 

Ao obterem financiamentos para comércio exterior, as empresas podem superar as barreiras financeiras e logísticas que podem impedir a participação em mercados internacionais, aumentando suas chances de sucesso e maximizando sua capacidade de crescimento e lucratividade.

Como solução para empresas importadoras e exportadoras, a Abrão oferece aos seus clientes uma esteira de produtos de financiamento para Comex. São serviços personalizados exclusivamente para as necessidades da sua empresa, com um custo muito mais justo e sem a cobrança de tarifas cambiais ou corretagem.

Estes são os principais tipos de financiamentos que oferecemos para nossos clientes:

Lembrando que são até 360 dias para pagar, uma grande praticidade principalmente quando o fluxo de caixa já está quase no vermelho, não é?

Você pode continuar investindo em seu negócio, sem precisar se preocupar com as demandas acumuladas de mercado, sem deixar de atender seus clientes internacionais e buscando os melhores fornecedores para a reposição de mercadorias de qualidade.

 

Saiba mais sobre nossos financiamentos para Comex acessando nossa página exclusiva.

logo Abrão Filho
Remessa Online

Quanto mais você envia, menos você paga!

US$ £ A$ C$ NZ$

Tarifa de contrato de câmbio ISENTO

Tarifa de ordem de pagamento (swift) ISENTO

Cotação câmbio:

IOF:

Você também pode gostar:

A primeira startup e maior fintech de câmbio do Brasil

#GOGLOBAL