O mercado de câmbio pode ser muito mais diverso do que você imagina. Se ontem falávamos de operações de importação, exportação e câmbio comercial, hoje é a vez do câmbio financeiro.
Essa é uma modalidade cambial muito utilizada por investidores, contempla pagamentos e recebimentos por prestação de serviços entre residentes no país e residentes no exterior. Existem diversas operações enquadradas nesta modalidade, como serviços financeiros, jurídicos e investimento estrangeiro direto.
Mas como conseguir otimizar essas operações no dia a dia e melhorar a experiência para brasileiros que utilizam essa modalidade com frequência? Nossa proposta com esse artigo é sanar suas dúvidas sobre o tema e de quebra oferecer algumas importantes dicas. Vamos lá?
O que é câmbio financeiro?
Diferentemente do comercial, o câmbio financeiro se refere às operações internacionais de intangíveis, como por exemplo, os pagamentos ao exterior ou compra de ações, tanto para pessoas físicas quanto para empresas.
Para compreendermos melhor, devemos visualizar o câmbio financeiro em subcategorias, que diferem na execução, na aplicação de tributos, entre outras variações.
Entende-se operações de serviço como rendas de capitais, empréstimos e financiamentos, investimento direto, depósitos e disponibilidades, entre outras tantas que são definidas e classificadas pelo Bacen.
Acesse o documento Notas Auxiliares de Classificação de Operações – Circular nº 3690
O que é um fechamento de câmbio?
Em uma operação cambial com finalidade financeira ou comercial, a etapa de fechamento de câmbio é aquela responsável pela conversão de moedas estrangeiras.
Esse processo deve ser feito por uma instituição autorizada pelo Banco Central, órgão oficial responsável pela regulamentação e fiscalização cambial no país.
Como fazer o fechamento de câmbio?
Os primeiros passos para realizar o fechamento de câmbio de suas operações, englobam a procura por uma instituição autorizada e especializada nas soluções que você está buscando, ou seja, um agente capacitado para lhe oferecer uma boa esteira de produtos e serviços, com foco na resolução de problemas.
DICA IMPORTANTE: pesquise muito bem sobre as instituições cambiais ativas no mercado, sua autoridade perante clientes e parceiros, além da capacidade de inovação e desburocratização de processos. Tudo isso fará grande diferença na hora de custear suas operações ou mensurar seus resultados.
Após escolher seu agente cambial, a documentação solicitada deve ser enviada, de forma a conduzir os processos e firmar o seu contrato de câmbio, oficializando assim a contratação dos serviços.
Como é o mercado de câmbio brasileiro?
O mercado de câmbio nacional teve suas diretrizes fundamentadas em 1999, tendo três pilares como base de formação: as políticas cambiais e econômicas brasileiras, as metas de superávit e a adoção do regime de câmbio flutuante no país.
Neste mesmo cenário, podemos identificar três regimes cambiais: o câmbio flutuante, o câmbio fixo e o flutuante sujo.
Câmbio Fixo
Implica na oscilação da taxa cambial, porém se mantendo estática, como o próprio nome sugere. Nesta modalidade há a sinalização sobre a cotação a ser utilizada nas negociações de comercialização da moeda.
Portanto, neste sistema a moeda de um país é equivalente ao preço de uma unidade monetária estrangeira, como o dólar, utilizado na grande maioria dos casos.
Câmbio Flutuante Sujo
Nesta modalidade há a intervenção do Bacen na cotação. Ou seja, caso a entrada de dólares no país seja grande e a taxa de câmbio caia de forma expressiva, o Banco Central compra esses dólares como forma de estabilizar os preços.
Câmbio Flutuante
Esse é o regime utilizado no Brasil e o mais variável de todos, afinal a taxa de câmbio não sofre intervenção governamental. Nesse sentido, a cotação de suas alterações em decorrência de oferta e demanda.
Para saber mais: Câmbio flutuante: conheça suas principais características
Como uma conta internacional pode te ajudar?
A conta internacional é uma grande estratégia para quem precisa fechar operações de câmbio, assim como ampliar as oportunidades no mercado exterior, pois essa funcionalidade otimiza tempo e dinheiro, garantindo uma operação com total controle, sem perder a exclusividade e o suporte intensivo.
Toda a sua operação é realizada dentro do app da conta internacional, desde compromissos pessoais, até investimentos alternativos.
Veja só as vantagens da conta internacional Abrão Filho:
- Pagamento internacional de impostos, tarifas e despesas
- Sem tarifa de abertura ou manutenção de conta
- IOF em 0,38% no caso de fechamento de câmbio, dos valores e moeda estrangeira, recebidos em sua conta internacional em dólar
- IOF em 1,10% no caso de abastecer sua conta, para realizar pagamentos e investimentos no exterior, em moeda estrangeira
- Cartão em dólar com uso em débito internacional, utilizando a bandeira Mastercard sem IOF ou anuidade.
Você não precisa mais se preocupar com as operações complexas de câmbio para gerenciar seu capital e organizar seus compromissos internacionais.
Quer saber qual o diferencial da nossa conta internacional?
Saiba mais: Praticidade e eficiência com a conta Internacional Abrão Filho
Diferencial competitivo de quem usa uma conta internacional
Você pode realizar uma operação de câmbio financeiro sem utilizar uma conta internacional? Sim, mas a grande verdade é que uma operação para o exterior precisa de suporte tecnológico para se tornar mais ágil e eficiente, principalmente com a vantagem de se ter o controle do seu capital na palma da mão.
Com a conta internacional as suas operações ganham aquela funcionalidade e inovação que você tanto queria, sem que você fique refém de processos limitados e pouco confiáveis.
Faça um teste. Baixe nosso aplicativo gratuitamente utilizando a sua loja de aplicativos e comprove você mesmo.
Economize com seu câmbio
Agora que tal algumas boas dicas para melhorar ainda mais a sua experiência com operações de câmbio?
- Nunca feche câmbio sem pesquisar muito bem o agente escolhido;
- Encontre avaliações de clientes, parceiros e fornecedores para evitar surpresas;
- Mantenha uma comunicação clara e objetiva com a instituição, sempre deixando suas expectativas bem aparentes;
- Opte por serviços e atendimentos personalizados, com a personalização da sua solução você pode garantir um bom plano estratégico;
- Fique por dentro das tarifas e demais tributos aplicados nas operações para não acabar pagando mais caro;
- Quer fugir de operações burocráticas, caras e limitadas? Nossa fintech de câmbio é uma excelente escolha para você.
Conclusão
E aí, o que achou do nosso conteúdo?
O câmbio não precisa ser um bicho de sete cabeças, você pode garantir exclusividade, especialização, segurança e atendimento de qualidade, sem precisar gastar muito dinheiro.
Quer saber mais sobre nossa conta internacional e a praticidade aplicada em suas operações de câmbio financeiro? Clique no banner abaixo e saiba mais.