Programando uma viagem internacional e buscando a melhor forma de comprar dólar sem pagar altas taxas de câmbio ou levar dinheiro em espécie? Então este é o artigo certo para você.
Como você já deve saber, o dólar é a moeda mais transacionada do mundo, utilizada em outros países além dos Estados Unidos, igualmente movimentada como oficial em diversos lugares, adaptando suas especificidades, como é o caso do dólar canadense, dólar australiano e o dólar de Hong Kong.
Neste artigo vamos te ajudar a encontrar a melhor forma de comprar dólar e garantir o sucesso da sua viagem internacional. Vamos lá?
Por que comprar dólar?
O dólar é a principal potência monetária mundial e não é à toa. Além de sua utilização em viagens, os principais investimentos estrangeiros atualmente estão vinculados ao dólar.
Comprar dólar hoje vale muito a pena, pois mesmo em períodos de instabilidade econômica, a força desta moeda estrangeira se mantém latente, a frente até mesmo de outras potenciais como o euro e a libra esterlina.
A verdade é que o dólar garante a proteção econômica de muitos países e investidores, principalmente em anos eleitorais e períodos de conflitos internos.
O que influencia na cotação do dólar hoje?
A cotação do dólar é resultado de um equilíbrio entre as demandas internas e externas, ou seja, a oferta e a demanda do comércio nacional e da moeda americana em si.
Quando a exportação de um país está em alta, o país acaba vendendo mais do que comprando, o que aumenta a oferta de dólares, colaborando para a diminuição do valor de compra.
Porém, em situação contrária, quando um país importa muito mais do que exporta, a disposição de dólares diminui, pois são utilizados na compra de itens, o que aumenta o valor da cotação.
Além disso, outros fatores podem influenciar, como a inflação e as taxas de câmbio, que são os principais responsáveis por períodos de grandes e baixas valorizações.
Por que o dólar turismo é mais caro que o dólar comercial?
Antes de mais nada, precisamos de uma rápida definição sobre o dólar turismo e o dólar comercial.
O dólar comercial é aquele utilizado em transações entre empresas, ou seja, o valor empregado em remessas de grande porte e investimentos. Sua operação se dá entre pessoas jurídicas.
Por outro lado, o dólar turismo é aquele utilizado em viagens e voltado para pessoas físicas. As casas de câmbio espalhadas em todo o mundo utilizam essa base monetária para suas conversões, trocando real por dólar, dólar por euro e assim por diante.
Agora para entender por que o dólar turismo tem seu valor mais elevado, devemos compreender as transações em seus volumes, ou seja, as compras de dólar comercial são mais recorrentes e custosas, enquanto o câmbio turismo opera de forma mais esporádica e com baixos valores.
Por conta disso, a operação com dólar turismo é mais cara, pois seu custo de movimentação é fracionado, tornando-se então maior.
Qual a melhor hora para comprar dólar?
A cotação do dólar muda constantemente, então quem planeja comprar dólar precisa ficar atento às oscilações que ocorrem a todo instante para conseguir garantir os melhores preços.
Especialistas aconselham dividir as compras de dólar ao longo dos meses que antecedem sua viagem. Comprar tudo de uma vez pode resultar em encarecimento da moeda durante períodos de pico.
Portanto, a melhor hora para comprar dólar não pode ser previamente definida, afinal suas oscilações são imprevisíveis e definidas por diversos fatores, como já mencionamos neste conteúdo. O ideal neste sentido é se programar e organizar pequenas compras de tempos em tempos, assim evita imprevistos.
A melhor forma de comprar dólar
Se você está buscando onde comprar dólar mais barato, cogitar as casas de câmbio e corretoras não é a melhor decisão. Enquanto a praticidade dessas instituições se mostram atrativas, os valores acabam ilustrando um cenário bem diferente do que você imagina.
A corretagem e a tarifa de câmbio acrescentadas ao valor final podem assustar e até enganar investidores desavisados. Até mesmo os bancos tradicionais adotam essa prática, o que tem se mostrado muito comum entre os meios mais tradicionais.
Quer saber onde comprar dólar mais barato? Então aqui vão algumas dicas para te ajudar a fugir de taxas abusivas e contratos de câmbio ineficientes.
1# Consulte as taxas aplicadas a operação
Antes mesmo de pensar em fechar um contrato de câmbio ou programar suas viagens internacionais, o ideal é se atualizar sobre as taxas empregadas em suas operações, como as tarifas de câmbio e as corretagens.
Faça um comparativo entre instituições e identifique o melhor custo benefício para suas transações.
2# Procure por correspondentes autorizados pelo Bacen
O Banco Central do Brasil disponibiliza em seu site uma lista com as instituições autorizadas a realizar operações de câmbio dentro do país. Esse documento pode te ajudar a encontrar correspondentes cambiais que operam oficialmente e que garantem mais segurança em sua remessa online.
3# Não deixe para comprar dólar no país de destino
Fique atento a isso: comprar dólar em seu país de origem não é a melhor opção, pois os valores são ainda mais altos. Programe essas ações no Brasil para conseguir encontrar as melhores ofertas.
4# Corretoras e casas de câmbio não são a melhor saída
Evite utilizar os métodos tradicionais que acabam não compensando na ponta do lápis.
Se você quer comprar dólar hoje, a melhor alternativa é acionar uma correspondente cambial que atue com foco não só na segurança das suas operações, mas na inovação dos processos, o que facilita e muito a sua organização.
Conclusão
E então, o que achou do artigo?
Comprar dólar para uma viagem ou um investimento é uma prática muito comum entre os brasileiros, mas sem um bom planejamento essa pode ser uma ação muito mais cara do que você imagina.