Acesse sua conta:   Cliente Final   |   Parceiro Comercial
Moedas Estrangeiras Movimentados em 2023
+ 0 bi
Contratos de Câmbio em 2023
+ 0 mil
Criadora do Mercado de Banking e Câmbio
+ 0 anos

O que é CIF? Tudo o que você precisa saber

o que é cif

Garantir a entrega rápida e segura de uma mercadoria é uma das principais demandas das empresas nos dias de hoje, por isso entender o que é CIF e qual a diferença em relação ao FOB.

Esses dois tipos de frete possuem características distintas entre si, por isso são indicados para situações diferentes e apresentam processos individuais. 

Quem atua com operações de comércio exterior provavelmente já ouviu esses termos por aí e sabe que é importante escolher o mais adequado para o seu negócio.

Se você quer entender o que é CIF, como funciona essa categoria de frete e o que a diferencia do frete FOB, é só continuar a leitura deste artigo com a gente! 

O que é frete CIF?

CIF é sigla para Cost, Insurance and Freight, que na tradução para o português significa “custo,seguro e frete”. O nome já nos revela muita coisa: o CIF deixa todo o processo de transporte da mercadoria sob responsabilidade do vendedor, incluindo custos e seguros.

Nestes casos, os custos do frete já são incluídos no valor total do produto e o comprador não precisa se preocupar com nada. A mercadoria será entregue diretamente no endereço indicado no momento da compra.

Vale destacar que o valor do frete CIF não precisa ser obrigatoriamente descrito na nota fiscal, mas caso o vendedor queira, ele pode incluir essa informação no documento.

Diferença entre frete CIF e frete FOB

Agora que você já entendeu o que é CIF, podemos partir para a explicação do frete FOB e as diferenças entre os dois processos. 

FOB é sigla para Free on Board, ou “livre a bordo”, na tradução livre para o português. Ao contrário do que acontece no CIF, o frete FOB deixa as responsabilidades do transporte do produto para o consumidor.

Ou seja, a escolha de transportadora, riscos e custos da operação devem ser gerenciados pelo cliente. Nestes casos, o valor do frete não é embutido no valor total do produto. 

Essa opção é muito utilizada no ramo B2B, ou seja, na negociação feita entre empresas. As indústrias, por exemplo, costumam escolher o frete FOB para utilizar a transportadora com quem já possuem contrato e também para economizar no transporte de mercadorias de alto valor. 

Tanto o CIF quanto o FOB constam nos Incoterms (International Commercial Terms, ou Termos Internacionais de Comércio, em português). Esses termos contém as determinações da Câmara Internacional do Comércio, órgão regulador do comércio exterior. 

Vantagens do frete CIF

O frete CIF é mais vantajoso para transações direcionadas diretamente para o consumidor final, conhecidas como B2C. 

Os e-commerces são um grande exemplo disso. Imagine organizar a retirada de centenas de mercadorias para o frete por sistema FOB: com o grande número de saídas, o processo se tornaria inviável, por isso o CIF acaba sendo mais interessante.

Confira outros benefícios do frete CIF:

  • Facilita o controle de entregas, garantindo a otimização do transporte;
  • Maior segurança na entrega e monitoramento da carga;
  • Enquanto empresas já tem uma boa noção dos processos logísticos e conseguem dar conta do gerenciamento de transporte, isso seria muito mais complexo para os consumidores finais, que não costumam lidar com esse tipo de serviço;
  • Como o valor do frete já está embutido no valor do produto, isso pode ser um diferencial de venda para a empresa, que consegue trazer preços competitivos para o mercado.

Como escolher entre o CIF e o FOB?

Como vimos, a principal diferença entre o CIF e o FOB é o responsável pelo transporte da mercadoria: no primeiro, o fornecedor, no segundo, o comprador. 

Contudo, existem alguns outros fatores a serem considerados no momento da escolha do melhor frete, confira a seguir:

  • Considere a situação: já que no sistema FOB os processos logísticos ficam por conta do comprador, ele é mais indicado para transações B2B, de uma empresa para outra. No sistema CIF, as etapas são de responsabilidade da empresa, por isso é indicado para operações B2C, em que o consumidor não tem conhecimento pleno sobre os processos.
  • Calcule as despesas do frete: cada um dos sistemas apresenta custos operacionais diferentes, vale a pena colocar tudo na ponta do lápis para definir o que é mais vantajoso financeiramente para a empresa, principalmente nas operações de câmbio.
  • Possibilidade de creditar ICMS: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços está incluso nos custos do frete e a cobrança pode ser utilizada para reduzir a taxa a ser paga pelas vendas posteriormente. Se isso for vantajoso para o seu negócio, a opção FOB pode ser mais interessante.

Principais custos do CIF

O cliente não tem nenhum gasto com o frete CIF, lembrando que os valores serão repassados junto com o preço do produto, no valor total de venda. 

Já o fornecedor, responsável por arcar com todas as despesas nesse caso, terá que cobrir os seguintes tributos:

  • ICMS;
  • COFINS;
  • PIS;
  • IPI. 

Nas transações internacionais, outros tributos podem ser cobrados, como IOF e taxa de câmbio, por exemplo.

Conclusão

Agora que você já descobriu o que é CIF, ficou fácil saber quando esse tipo de frete é uma boa opção, não é mesmo?

Como vimos ao longo deste conteúdo, o CIF é um sistema de frete mais indicado para empresas que fazem negociações diretas com o consumidor final, como é o caso dos e-commerces, por exemplo.

No CIF, é o fornecedor que fica responsável por cuidar de todos os trâmites logísticos, desde a separação do pedido até o transporte e a entrega da mercadoria. 

Nestes casos, os custos do transporte ficam embutidos no valor total do produto, sendo repassados desta maneira para o cliente. 

Quem trabalha com comércio exterior sabe que isso pode ser uma grande vantagem para a empresa, já que permite um monitoramento da entrega e centraliza os processos de maneira interna. 

As transferências internacionais costumam exigir outros cuidados burocráticos e com tantos processos pode ser difícil organizar tudo. Por isso, a dica é contar com uma empresa especializada como a Abrão Filho para te orientar em cada operação. Conheça mais sobre os serviços que a Abrão Filho oferece!

logo Abrão Filho

Quanto mais você envia, menos você paga!

US$ £ A$ C$ NZ$

Tarifa de contrato de câmbio ISENTO

Tarifa de ordem de pagamento (swift) ISENTO

Cotação câmbio:

IOF:

Você também pode gostar:

plugins premium WordPress