Final do ano chegando e a lista de compras já começa a aumentar. Decoração, presentes, comida, bebida, o comércio esquenta e a economia gira com mais velocidade. E no comércio internacional esse cenário se repete, afinal muitos brasileiros aproveitam o período natalino para adquirir produtos importados.
Entre as mulheres, os perfumes de luxo, acessórios, calçados e maquiagem são os mais buscados no mercado internacional, mas quando falamos do público masculino, os relógios, eletrônicos e acessórios para celulares têm maior volume de busca.
Os comerciantes que antes garantiam seus estoques natalinos em pontos estratégicos das capitais metropolitanas, agora abastecem o comércio com as novidades que surgem em lojas virtuais chinesas ou em sites americanos.
A variedade online atrai tanto os empreendedores, quanto os clientes que buscam novidades a todo instante.
Neste artigo vamos falar sobre o mercado de importação brasileiro que tradicionalmente aquece muito nos últimos meses do ano, além de entender como o comportamento de consumo dos consumidores tem se mostrado cada vez mais digital.
Leia mais em: Como importar da China com segurança?
Comportamento de consumo dos brasileiros
Segundo um levantamento realizado pelo Capterra – plataforma de comparação de softwares para empresas – 62% dos brasileiros já compraram um produto pelas redes sociais e 60% se sentem influenciados pelos anúncios pagos.
Além disso, a mesma pesquisa mostra que 39% dos consumidores digitais estão dispostos a pagar mais de R$ 250 por mês em compras. Isso sem contar o público de alto nível, que consome com ainda mais frequência do comércio internacional, a preços ainda mais elevados.
O consumo de produtos e serviços internacionais está aumentando, lojas virtuais como a Shopee e a Shein são exemplos de marcas que entenderam as necessidades do consumidor, o desejo pela novidade e fizeram disso uma oportunidade.
Dois em cada três brasileiros compram em sites estrangeiros, com destaque principal para os sites asiáticos, seja pela variedade de produtos, ou pelos preços atrativos, principalmente levando em consideração o frete.
Como funciona a importação de produtos?
A função da importação é trazer um bem ou serviço de um país para o outro, uma parte importante da estrutura do comércio internacional. A importação e a exportação definem a balança comercial de um país.
Neste cenário, nos deparamos com as importações voltadas para empresas e parcerias comerciais (matéria-prima, equipamento, maquinário e etc) e as importações de pessoas físicas, que englobam os produtos mais populares, como perfumes, roupas, calçados e etc.
Mas como esse processo de importação de mercadorias acontece?
Analisando a situação em um contexto legal, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país. Isso ocorre por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei. O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial.
Leia mais em: Desembaraço Aduaneiro: tudo o que você precisa saber
Fase Administrativa
Nesta etapa são realizados procedimentos e exigências dos órgãos do Governo, para a efetivação da importação, variando de acordo com o tipo de operação a ser realizada e a mercadoria para transporte, ou seja, o licenciamento das importações.
Fase Fiscal
Essa fase compreende o tratamento aduaneiro, por meio do despacho de importação. Durante este procedimento, a exatidão dos dados declarados pelo importador é verificada, assim como o recolhimento dos tributos de importação.
Após a conclusão do desembaraço aduaneiro, a mercadoria enfim é considerada importada e liberada para o mercado interno.
Fase Cambial
Já a fase cambial trata da operação de compra de moeda estrangeira destinada à efetivação do pagamento das importações, sendo processada por entidade financeira autorizada pelo Banco Central a operar em câmbio.
Leia mais em: Você sabe o que é conhecimento de embarque?
Por que importar produtos do exterior?
Existem inúmeras vantagens na importação de produtos: preço, variedade, qualidade e tantas outras. Por conta disso, muitos brasileiros e também consumidores de outros cantos do mundo, aproveitam para garantir produtos de qualidade importando com os menores preços e com grande exclusividade.
E não pense que só os consumidores finais utilizam do comércio internacional como vantagem comercial e de consumo. Desde a abertura dos mercados no Brasil, nos anos 1990, é cada vez maior o número de empresas que buscam oportunidades no mercado internacional para incrementar e alavancar seu próprio negócio.
Mas por que começar a importar do exterior?
Quais as vantagens?
Preço
Primeiramente o preço, como já mencionamos. Quando uma empresa compra produtos com valores mais baixos do que os valores disponíveis no mercado interno, a sua lucratividade aumenta, expandindo as oportunidades de negócio dentro e fora do país.
Variedade
O processo de importação de produtos facilita a relação entre o comprador e os fabricantes da marca, reduzindo custos de forma significativa. A amplitude deste mercado possibilita então, uma negociação mais atrativa, com mais benefícios fiscais, melhores condições de frete e mais.
Em alguns casos, trazer da China faz mais sentido do que importar dos EUA, por exemplo. Um impacto significativo para o custo final, tornando a negociação muito mais interessante, graças a livre concorrência de mercado.
Qualidade e tecnologia
Ampliando a área de busca por novos fornecedores, nota-se rapidamente a existência de diversas opções com capacidade produtiva, qualidade e alta tecnologia. Um conjunto que contribui e muito para a redução de preços, fator de interesse para quem quer importar.
Inovação
Para o mercado industrial, por exemplo, investir em inovação é uma obrigação, porém mesmo com essa necessidade, a similaridade dos produtos adquiridos aos do concorrente torna-se uma grande possibilidade.
Portanto, ao adquirir uma matéria-prima diferenciada, o produto final também ganha destaque no mercado interno.
Principais produtos importados pelo Brasil
Neste ano, três setores têm se destacado no crescimento das importações: indústria de transformação, indústria extrativa e agropecuária. Vejamos:
- Transformação: essa indústria concentra 88% de tudo que foi importado, somando US$ 71,2 bilhões, o que significa que grande parte dos produtos importados pelo Brasil passaram por algum sistema de produção que transformaram em outro produto.
- Extrativa: concentra 9,3% de toda a importação, somando US$ 7,6 bilhões. Os produtos que mais se destacam dentro dessa categoria são: gás natural, petróleo bruto e carvão, concentrando 94% das importações.
- Agropecuária: concentra 2,2% das importações, somando US$ 1,75 bilhão. Liderando este setor está o Trigo e Centeio, não moídos, representando 34%, com um crescimento de 9% comparado ao mesmo período do ano passado.
Como escolher um bom fornecedor
Agora que você já entende bem o seu público e sabe quais produtos deve comprar, fique atento a alguns critérios antes de realizar o pedido.
- Verifique as avaliações do vendedor em canais, como o Reclame Aqui
- Compare preços, variedade, frete e qualidade do produto
- Verifique a disponibilidade de garantias e reembolsos caso algum imprevisto aconteça
- Tente fazer contato com os vendedores fora das plataformas de base, utilizando e-mails ou o WhatsApp, por exemplo
- Leve o bom atendimento muito a sério e descarte vendedores que não estão alinhados e esse fator
- Peça fotos e vídeos dos produtos comprados e e caso de grandes pedidos, faça um contrato
Tributos vinculados à importação
Imposto de Importação: Importação de bens, produtos e serviços
IPI: Produção e venda de produtos industrializados pela unidade produtora
ICMS: Operações relativas à circulação de mercadorias e de prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal
ISS: Prestação de serviços de qualquer natureza
IOF: Importação sobre Operações Financeiras
Leia mais em: Imposto de Importação: tire todas as suas dúvidas
Como é cobrada a taxa de importação?
As despesas inerentes da importação devem ser informadas no sistema RADAR ou Siscomex, disponibilizando todos os dados solicitados. Esse é um passo muito importante, pois estas informações serão utilizadas pela Receita Federal e os demais órgãos de fiscalização.
Em seguida todos os custos devem ser lançados nos livros fiscais da companhia, pois estes influenciam no fluxo de caixa e nos lucros obtidos. Portanto, a discriminação correta de todos os dados é de extrema importância para garantir a regularidade fiscal da empresa.
Conclusão
A importação de mercadorias pode ser uma excelente ação estratégica reduzir os custos e aumentar a rentabilidade da venda, mas ainda assim ela necessita de um bom planejamento financeiro para que realmente possa render bons resultados.
Se você planeja importar produtos do exterior, seja para utilização própria, ou para revenda, não se esqueça de uma última dica muito importante: planeje os seus pagamentos e demais operações cambiais com antecedência e com quem entenda de verdade!
A volatilidade das moedas estrangeiras pode comprometer o desempenho das suas transações, resultando em altos custos, prazos mais longos e a falta de suporte em operações internacionais, um perigo para a segurança das suas remessas e pagamentos.
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