Há quem diga que uma remessa internacional é uma operação complexa e por conta disso muitos profissionais deixam de se aventurar em vagas e freelas internacionais. O fato é que hoje em dia existem diversas formas de receber esses pagamentos e o processo é muito mais rápido do que se imagina.
Você é um profissional autônomo, MEI ou freelancer e precisa receber dinheiro do exterior? Não se preocupe, esse é o conteúdo certo para você. Aqui vamos listar algumas dicas muito importantes para te ajudar a receber dólar, euro, libra e demais moedas com mais facilidade.
Como faço para receber dinheiro do exterior?
Inicialmente, existem alguns documentos que poderão ser solicitados para que os pagamentos sejam realizados com eficiência. Com essa documentação em mãos os processo ficam ainda mais rápidos, por isso fique muito atento.
Invoice
A Invoice é um documento usado para comprovar um pagamento de transações comerciais, o que o assemelha à nota fiscal que já conhecemos. O que isso quer dizer na prática?
Esse comprovante é emitido de forma a regulamentar operações comerciais de importação e exportação, evitando problemas com a Receita Federal.
Se quiser entender como funciona uma Invoice de forma ainda mais detalhada, acesse nosso conteúdo sobre Comercial Invoice. Mas se quiser utilizar nosso Gerador de Invoice para emitir suas notas com ainda mais agilidade, basta clicar no banner abaixo.
Dados bancários
Outra informação que é indispensável para receber dinheiro do exterior são os dados bancários de conta multimoeda, ou IBAN como é conhecido por muitos.
Esse código funciona como um padrão de identidade bancária, criado para contas no exterior. O IBAN é utilizado para identificar o destino de operações interbancárias, de forma a garantir a segurança do dinheiro até seu destino final.
Contrato de prestação de serviços
O mais comum entre todos, o contrato de prestação de serviços comprova seu vínculo com a empresa ou profissional estrangeiro, de quem você está recebendo o pagamento internacional.
Fique atento, pagamentos acima de US$ 3.000 em prestação de serviços devem ser acompanhados não só do contrato, como da Invoice emitida previamente.
Qual o limite para receber dinheiro do exterior?
De acordo com o Banco Central, recebimentos de até 10 mil reais não passam por grandes processos burocráticos, porém os valores acima disso devem estar acompanhados da declaração de IR (Imposto de Renda).
Ainda devemos levar em consideração as regras de cada país para quem deseja receber dinheiro do exterior, seja com relação a instituições bancárias, plataformas digitais e demais opções, independente da moeda utilizada.
Posso receber dinheiro do exterior com os bancos tradicionais?
Quem utiliza há algum tempo os bancos tradicionais para suas operações financeiras, sempre cogita a possibilidade de também operar remessas internacionais e agendar seus recebimentos através destas instituições.
Com isso, muita gente acaba pagando altos valores, simplesmente porque não faz uma pesquisa comparativa.
As corretoras, casas de câmbio e instituições bancárias cobram tarifas altas por esse recebimento, o que acaba nem sempre compensando. Veja alguns exemplos:
- Banco do Brasil: 1% do valor da transferência internacional
- Bradesco: até 100 dólares a depender do valor recebido
- Caixa Econômica Federal: 1% do valor da transferência
O ideal nestes casos é optar por uma correspondente cambial ou fintech de câmbio, que realize operações internacionais com agilidade e segura, sem cobrar tarifas adicionais por isso.
Como enviar dinheiro para o exterior?
Se além de receber dinheiro do exterior você também precisar realizar remessas, seja para enviar dinheiro a familiares, pagar por serviços internacionais ou qualquer outra finalidade, as operações realizadas por correspondentes cambiais também são a melhor alternativa.
Mas é muito importante que você busque por três pilares muito importantes em uma instituição: o custo-benefício, a reputação e a clareza da comunicação e dos processos.
Não há nada pior do que pagar por um serviço confuso, caro e nada objetivo, o que piora se a empresa não possui experiência relevante para tais operações.
Cuide bem do seu dinheiro e esteja sempre atualizado sobre todos os passos dos processos, assim suas expectativas podem ser atingidas com mais facilidade.
Quais os impostos para receber dinheiro do exterior?
Já pensou você conseguir receber dinheiro do exterior sem precisar pagar diversas taxas e tarifas sobre a operação? Pois é, esse cenário é real!
Por conta disso, é vital que se faça uma boa pesquisa de mercado, como já mencionei. Assim você consegue pagar apenas o valor justo por esses recebimentos.
Como via de regra, o IOF é a taxa mais comum para diversas operações de câmbio, diferindo apenas em algumas situações. No caso de cartão internacional, por exemplo, a taxa cobrada é diferente daquela paga em uma remessa para o exterior.
Conclusão
Viu como é fácil receber seu dinheiro do exterior? E fica ainda mais simples quando se escolhe uma fintech de câmbio que sabe investir em inovação, funcionalidade e nas melhores soluções para as mais diversas necessidades.
Quer uma sugestão? Então vem conhecer a Abrão e comece a economizar em suas remessas online.