Nos dias atuais, realizar uma importação pode ser, para muitas pessoas, uma ação complexa e arriscada, principalmente para aqueles que não têm os conhecimentos e a experiência necessária na hora de realizar a operação de importação.
Dessa forma, é de suma importância conhecer todas as etapas do processo, para que sua operação seja concluída da melhor forma possível. Neste sentido, seja por falta de experiência ou pela emergente necessidade de agilidade nos processos, boa parte dos importadores buscam terceirizar seus serviços de operação.
É neste ponto que surge a necessidade de compreender o que é uma Trading Company e como suas atividades podem ser úteis a empresas que desejam promover operações de importação com segurança e agilidade.
Neste artigo vamos te explicar melhor o que é uma Trading Company e quais as suas funções mais importantes dentro do comércio exterior.
O que é uma Trading Company?
A trading é uma empresa com especialização no Comex, a qual presta serviços a outras corporações. Tendo a finalidade de otimizar a operação de importação de seus clientes.
Normalmente, são chamadas de “empresas intermediárias”, pois na maioria das vezes, negociam entre os fornecedores e compradores, além de auxiliar em toda a cadeia logística.
A trading preza pela agilidade nas operações, o que ajuda muito as empresas importadoras a tornar o processo de vendas mais ágil.
Qual a função de uma trading company?
Basicamente as Trading Company realizam o intermédio entre compradores e fornecedores, garantindo a segurança das operações, a qualidade da mercadoria, assim como a regularização de todo o processo, da procura pelo vendedor ideal, até o recebimento do produto, evitando dores de cabeça.
São empresas que possuem características de médio e grande porte, operando com um alto volume de capital estrangeiro, o que colabora para garantir a segurança das transações internacionais realizadas.
Qual a diferença entre uma empresa comercial exportadora e uma Trading Company?
As trading companys são especialistas em comércio exterior, assim como conhecedoras da complexa legislação aduaneira e de processos de desembaraço aduaneiro, recorrentes em muitas remessas internacionais.
Já uma empresa comercial exportadora/importadora, também realiza operações de comércio exterior, porém trabalham preferencialmente com importações e exportações diretas, ou seja, realizam as remessas, mas efetuam a revenda por conta própria.
Além disso, uma Trading Company precisa ser uma sociedade anônima, constituindo capital social mínimo, principais exigências para obter o Certificado de Registro Especial, principal exigência para quem pretende atuar como trading.
Principais vantagens de uma Trading Company
As Trading Companys podem evitar contratempos e garantir a otimização das suas operações de câmbio, fechamento de contrato com fornecedores qualificados e ainda acompanhar todo o processo de busca e entrega, para garantir uma transação sem dores de cabeça.
Para te ajudar a compreender melhor os benefícios de uma trading, aqui vão algumas importantes vantagens sobre essas empresas e seus serviços.
Mais segurança nos processos
Como já mencionamos, essa é uma grande preocupação das empresas que contratam os serviços das tradings, afinal existem muitos riscos em operações de câmbio, importação e exportação, que se não bem administrados, podem causar sérios problemas.
Redução de custos
Um dos principais motivos que definem a força e autoridade das tradings no comércio exterior, é o seu elevado poder de compra, possibilitando a negociação com grandes fornecedores.
Acesso a uma rede de fornecedores
Quem costuma negociar com empresas internacionais, sabe bem o valor de uma parceria com grandes empresas e marcas, que impactam mundialmente e detém influência global. As trading companys possuem uma forte rede de fornecedores que podem fazer toda a diferença.
Comunicação mais fluída nas negociações
Muitas culturas, idiomas e costumes diferentes podem impactar em uma negociação de forma negativa, se você não souber estabelecer uma comunicação dinâmica e objetiva com seus fornecedores. Por isso, a intermediação com as negociações pode ser uma solução estratégica para sua empresa.
Auxílio total durante o processo
Como já dissemos aqui, as tradings acompanham os processos de importação e exportação desde o inícios, quando a busca por fornecedores qualificados ainda está se desenvolvendo, até a entrega da mercadoria.
Conclusão
Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre as tradings companys e suas funções dentro do comércio exterior, otimizando o comércio, o mercado de câmbio, as interações entre compradores e fornecedores de diversos países e ainda entendeu o peso das diversas vantagens de adquirir este serviço.
Esperamos que tenha gostado. Mas não vá ainda, a sua trilha do conhecimento não termina por aqui. Que tal conhecer um pouco mais sobre as principais movimentações internacionais e comerciais que podem agilizar os processos da sua empresa e ampliar as oportunidades para seus negócios?
Confira essa playlist de conteúdos que a Abrão Filho separou para você:
- 5 melhores dicas para uma remessa internacional segura
- Lista da OFAC: influência sobre o comércio exterior
- Saiba o que é IED e como conseguir um investimento estrangeiro para a sua empresa!
- Câmbio flutuante: conheça suas principais características
- Naturezas de operações de câmbio: quais as principais?