Você já ouviu falar da taxa Selic? Provavelmente sim. Mas o que ela significa exatamente? A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Banco Central do Brasil. Ela serve como uma referência importante para a política monetária e é usada para controlar a inflação e impactar a economia.
A Selic é um indicador para as taxas de juros de outros instrumentos financeiros, como a poupança, LCAs e LCIs. Além disso, ela pode influenciar o custo de empréstimos para pessoas físicas e jurídicas, o que pode ter uma grande pegada na economia.
O Bacen pode ajustar a taxa Selic periodicamente, levando em consideração a situação econômica e o controle da inflação. Por isso, é importante ficar de olho nas mudanças na Selic e avaliar como elas podem afetar seus investimentos e planejamento financeiro.
Acompanhe este artigo para entender tudo sobre a taxa Selic, desde o que é, até o quanto está hoje, o histórico, as expectativas para o futuro e saiba como a Abrão pode te ajudar com o planejamento das suas operações cambiais.
O que é taxa selic?
A Selic ou taxa básica como muitos conhecem, é utilizada para controlar a inflação e influenciar a economia. Quando a taxa Selic é elevada, torna-se mais caro para as pessoas e empresas pedir empréstimos, o que desacelera a economia. Quando a taxa Selic é baixa, torna-se mais fácil para as pessoas e empresas pedir empréstimos, o que acelera a economia.
A taxa Selic é uma ferramenta importante para os investidores, pois pode afetar a rentabilidade de seus investimentos. Além disso, ela é um indicador importante da saúde da economia e pode influenciar a decisão econômica nacional e internacional de pessoas e empresas.
É importante estar sempre atento às mudanças na taxa Selic para avaliar o impacto em seus investimentos e planejar sua estratégia financeira.
Quanto está a taxa selic hoje?
Durante a reunião do COPOM no início deste ano, a taxa básica foi fixada em 13,75%, sendo a quinta vez consecutiva em que o Copom se encontra e fixa a Selic neste valor, resultado já esperado no mercado.
Apesar da manutenção da taxa, a Selic permanece no maior patamar desde novembro de 2016, quando estava em 14% ao ano. Ou seja, em pouco mais de seis anos.
Segundo comunicado emitido pelo Copom após a reunião, avalia-se que no cenário externo o ambiente se mantém pressionado pela inflação e marcado pela perspectiva de crescimento global abaixo do potencial no próximo ano.
Para o comitê, a tendência de uma política monetária mais restritiva (com aumento da taxa de juros) em países avançados requer “cuidado por parte de países emergentes”.
No Brasil, o cenário continua sendo de desaceleração, já esperado pelo Copom. Segundo o comitê, a inflação continua acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta de inflação.
Leia mais em: Balança Comercial Em 2022: Como Foi O Fechamento?
Qual o histórico da taxa selic?
A Taxa Selic foi criada em 1986 e desde então tem sido a principal referência para a taxa de juros da economia brasileira. Ao longo dos anos, a Selic passou por diversas alterações em função da avaliação da situação econômica e do controle da inflação.
Em 1999, a Selic alcançou o patamar histórico de 45,00% ao ano, com o objetivo de controlar a inflação, e desde então vem caindo gradativamente. Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, a Selic foi reduzida para 2,00% ao ano, um dos valores mais baixos da história.
O novo governo e as expectativas para 2023
Com a nova gestão, espera-se uma estabilidade econômica e financeira, o que pode impactar na taxa Selic. As expectativas são de que a taxa se mantenha estável, sem grandes variações, mas tudo pode mudar dependendo do desempenho da economia e da política monetária adotada pelo BC.
A tendência é de que a taxa Selic siga uma trajetória de baixa, uma vez que o cenário econômico e financeiro tem se mostrado favorável. Ainda assim, economistas seguem apostando na estabilização da taxa, sem grandes mudanças, pelos menos para os primeiros meses após a reunião. Por isso, é importante estar sempre atento às decisões do BCB e aos indicadores econômicos.
Leia mais em: A Economia No Governo Lula: O Que Podemos Esperar?
Onde investir com a taxa selic?
A taxa Selic pode ser uma boa opção para quem deseja investir de forma conservadora e segura. Alguns dos investimentos que utilizam essa taxa como referência incluem: a poupança, a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), entre outros.
De qualquer forma, vale destacar que apesar de ser uma opção segura, a rentabilidade dos investimentos baseados na taxa Selic pode ser afetada pela inflação, o que pode comprometer o valor real de seu dinheiro a longo prazo.
Por isso, indicamos sempre que se faça uma análise cuidadosa e considere a sua situação financeira e objetivos antes de investir. É sempre recomendável procurar orientação profissional financeira ou uma consultoria especializada nas variações do mercado de câmbio, como a fintech Abrão Filho.
Com total atenção às flutuações da taxa Selic, evita-se os impactos negativos na rentabilidade dos seus investimentos. Quem protege o seu capital das inconstâncias do mercado cambial, pode garantir mais eficiência para suas transações e negócios no exterior.
Leia mais em: Investir Em Câmbio: Tudo O Que Você Precisa Saber
Como a Abrão Filho pode ajudar nos seus investimentos?
Neste cenário, pensando na segurança dos seus investimentos, nós indicamos a busca pelo hedge do seu dinheiro, utilizando instrumentos de proteção cambial, como o câmbio futuro da Abrão Filho, que visa a segurança do seu capital e evita prejuízos com as altas das moedas.
O câmbio futuro, corresponde a toda operação de compra e venda de moeda estrangeira com prazo de liquidação futura ou além de 2 dias úteis. Ou seja, o câmbio é fechado no momento da contratação, mas liquidado em um prazo mais extenso, no futuro.
Para saber mais sobre o câmbio futuro da Abrão, basta entrar em contato com nossos consultores e agendar sua consultoria cambial gratuita.
Leia mais em: Câmbio Futuro: Tudo O Que Você Precisa Saber!
Conclusão
Agora você já conhece a taxa Selic e entende os impactos desta importante ferramenta para seus investimentos, então comece a fazer os seus investimentos no exterior com a ajuda da maior fintech de câmbio do país.
Para te ajudar a começar a dar mais impulso no seu perfil investidor, separamos um conteúdo que também pode ser muito vantajoso para nortear suas aplicações no exterior.